...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Uern promove evento internacional para debater problemática da seca

Com o objetivo de promover a partilha do conhecimento entre academia, Estado e sociedade, sobre as causas e as formas de enfrentamento da estiagem, sob diversas perspectivas e saberes, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) realizou o “Ciclo de Debates Brasil-África”. O evento ocorreu nesta segunda-feira, 19, com transmissão pela plataforma Zoom e pelo Facebook. 

A programação contou com duas mesas-redondas, que debateram sobre o uso das novas tecnologias, ações de inovação e o desenvolvimento de pesquisas que visam amenizar o problema da seca em todo o mundo. O evento foi transmitido simultaneamente no Brasil, Angola, África, Moçambique e na cidade de UFa, na Rússia, através de uma parceria entre a Uern e a Justificações Acadêmicas, coletivo que reúne pesquisadores de Instituições de Ensino Superior (IESs) destes países. 

O ciclo de debate contou com a participação dos professores Renato Fernandes, da Universidade Regional do Cariri (Urca); Francisco Chagas de Lima Júnior (Uern), Edmilson Lourenço Vela Fernandes, formado em Perfuração de poços de Petróleo e Gás; e o engenheiro agrícola Márcio Luís Sinoia.  

Ainda participaram das discussões a enfermeira sanitarista Emmanuelle Daltro, o geólogo Edmilson Delfim Praia, da Universidade Tecnológica do Petróleo do Estado de Ufa (USPTU), Rússia; Jadson Santana, técnico da Coordenação de Estatística da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), e Vinícius Claudino de Sá, professor da Uern. A mediação das mesas-redondas foi da estudante Ancha Macuácua, da Universidade Estatal Tecnológica de Maykop, Rússia. 

O Ciclo de Debates é uma atividade científica que objetiva aproximar pesquisadores, estudantes e pessoas singulares dos países que sofrem com a estiagem e promover a troca de experiências para a mitigação dos efeitos da seca. 

O debate é um primeiro passo no intuito de compartilhar saberes e tecnologias sociais para buscar alternativas para questão da seca, entender o uso e a importância das novas tecnologias para a mitigação dos efeitos da seca e elaborar agenda colaborativa de pesquisa e extensão sobre o tema.

O evento pode ser acompanhado na íntegra através deste link

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support