Uern passa a contar com sala multivacinação na Faculdade de Enfermagem

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) agora conta com serviço multivacina para a população. Inaugurada nesta segunda-feira, 26, a sala é disponibilizada pelo município dentro da estrutura da Faculdade de Enfermagem (Faen), através do projeto de extensão Uern Vacina Mossoró.

Com a supervisão dos docentes e técnicos especializados, alunos e alunas da Faen prestarão esse serviço de segunda à quinta-feira, das 12h30 às 19h. O horário de funcionamento foi pensado para oferecer uma alternativa às pessoas que não podem procurar as unidades básicas de saúde (UBSs) no expediente comercial.

Para as autoridades presentes no evento de abertura do espaço, a novidade se constitui como a realização de um sonho.

“E esse sonho nasce de uma parceria. Essa sala não seria possível sem a Prefeitura. É uma sala do município dentro da estrutura da Universidade. E tinha que ser numa universidade. Depois desse período todo de pandemia, quando mostramos, de fato, o papel e a importância da universidade, em firmar esse pacto pela vida”, disse o professor Chico Dantas, vice-reitor da Uern.

O expressivo sucesso da atuação da Universidade na vacinação contra a Covid-19 proporcionou sua rápida integração como um ponto de referência importante no que diz respeito à vacinação; a sala veio como uma consequência natural desse trabalho.

De acordo com o professor Rafael Soares, diretor da Faen, os alunos passam a atuar na vacinação a partir do 5º período, enquanto outros, de semestres menos avançados, auxiliam na organização do serviço. Todos realizaram uma capacitação específica. “Esse projeto de extensão surgiu no pico da pandemia, quando o Município precisou de apoio, e a Uern ofereceu esse apoio”, contou.

Para a secretária municipal de Saúde, Morgana Dantas “em toda a campanha de vacinação contra a covid-19, a Uern nos ajudou dentro das unidades, inclusive durante os finais de semana. Agora ela está com uma sala de vacinação completa para todas as vacinações, e em horário diferenciado”.

Coordenadora do projeto Uern Vacina Mossoró, a enfermeira e técnica de nível superior, Hosana Mirelle, disse que a abertura da sala é uma grande conquista da Instituição. Na sua opinião, “a Uern se preocupa com a sociedade e ultrapassa seus muros, chegando à comunidade. Então, não existe melhor retorno do que oferecer à população esse serviço”

O professor Lucídio Clebeson, coordenador da Residência Multiprofissional, salientou o horário diferenciado de atendimento e disse esperar que essa expansão da prestação de serviços na Faen “não pare por aqui”.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subsecção de Mossoró, deu apoio ao evento de inauguração.