UERN participa de reunião com FNDE sobre convênios de emendas federais

Universidades estaduais de todas as regiões do pais, filiadas à Associação Brasileira de Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), participaram nesta sexta-feira (23) de reunião com o Diretor de Gestão, Articulação e Projetos Educacionais do Fundo Nacional de Desenvolvimento Econômico (FNDE), Gabriel Vilar. A pauta, comum a todas as Universidades estaduais, foi a liberação dos convênios de emendas federais junto ao FNDE.

A reunião foi conduzida pelo vice-presidente da Abruem, Prof. Dr. Pedro Falcão, que apresentou o problema para a liberação dos recursos para as universidades estaduais, afirmando que se trata de um problema antigo.

A profª. Drª. Fátima Raquel Morais participou da reunião e apresentou a situação das emendas da UERN. Ela cobrou maior celeridade nos prazos e diligências realizadas pelo FNDE. “A gente vive muitas angústias relacionadas às nossas emendas. Temos uma emenda de bancada conveniada no ano passado, mas no decurso do prazo os cálculos ficam desatualizados e é necessário ficar refazendo. Sempre aparecem novas diligências e temos que adaptar os projetos. Acho que se pensarmos coletivamente, podemos avançar nesses processos”, afirmou Fátima Raquel.

A reitora em exercício aproveitou a oportunidade para solicitar uma agenda específica da Uern com o FNDE. Gabriel Medeiros lembrou a atuação da Uern na constante cobrança de liberação de recursos, através do reitor licenciado Pedro Fernandes, e ressaltou que tem a intenção de fazer visitas às universidades estaduais. “Queremos fazer essas visitas e, se possível, entregar essas obras juntos”, afirmou Gabriel Medeiros, destacando ainda que mais de 10% dos recursos do FNDE são de emendas federais destinadas a universidades estaduais.

O presidente da Abruem, Prof. Dr. Rodrigo Zanin, participou da reunião e destacou a importância desta aproximação com o FNDE. “É muito importante esse contato com o FNDE. Nós temos várias situações que precisam ser encaminhadas e está começando a fluir, com uma comunicação muito mais célere nesse processo, afirmou.

Acompanharam a reunião: a chefe de gabinete, Profa. Dra. Cicília Maia, e a chefe do Departamento de Convênios da Uern, Irani Silveira.

Texto: Iuska Freire/ Luziária Machado

Foto: Iuska Freire