UERN PARTICIPA DE PROJETO QUE BENEFICIA 15 CIDADES

A UERN, através da Pró-reitoria de Extensão – PROEX, em um trabalho conjunto com a FAPERN, UFRN, UFERSA e EMPARN, aprovaram um projeto junto a FINEP, no valor de R$ R$ 2.306.642,16 e que irá beneficiar 29 comunidades rurais em 15 municípios distribuídos nos territórios da cidadania de Açu-Mossoró, Sertão do Apodi, Mato Grande e Seridó.

            O projeto fez parte da Chamada Pública MCT/FINEP, Tecnologias para o Desenvolvimento Social – 01/2009, que visa apoiar projetos na área de economia solidária. As propostas foram destinadas ao governos estaduais, que convidavam as Instituições de Ensino Superior para a execução dos projetos.

No âmbito do Rio Grande do Norte, A FAPERN representou o Estado e convidou as IES potiguares para sua execução. Em todo o Brasil, foram aprovadas apenas 13 propostas.

            O projeto denominado CAJUSOL, irá trabalhar junto as comunidades produtoras de Caju e de Girassol do Estado. A UERN, juntamente com a UFERSA e a EMPARN, irão desenvolver atividades relacionadas a cajucultura, nos municípios de Serra do Mel, Mossoró, Apodi, Caraúbas, Carnaubais, Severiano Melo, Cerro Corá, Lagoa Nova e Bodó, na aplicação de novas tecnologias sociais e no acompanhamento e assessoramento das comunidades durante todo o processo do caju.

Estarão envolvidos professores do Curso de Administração, Economia e Ciências Sociais, bem como técnicos-administrativos e nove alunos da graduação dos citados cursos, além de pessoas das próprias comunidades. A UFRN irá desenvolver as atividades relacionadas ao girassol, na região do Mato Grande.

            O início das atividades estão previstas para o primeiro semestre de 2010. Em breve todas as instituições envolvidas reuniram-se para definir os detalhes do projeto. Atualmente, o projeto encontra-se na governadoria aguardando a assinatura da governadora para demais encaminhamentos.