Uern participa de discussão para inserção dos indígenas Warao na educação básica do RN

A inserção dos refugiados venezuelanos indígenas Warao nas escolas públicas do Rio Grande do Norte foi pauta de reunião do Comitê Estadual Intersetorial de Atenção aos Refugiados, Apátridas e Migrantes do Rio Grande do Norte (CERAM/RN), realizada na última sexta-feira (22), na sede da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC) em Natal.

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) participou da reunião, sendo representada pela professora doutora Eliane Anselmo, do departamento de Ciências Sociais, que é antropóloga, membro da Uern no Ceram e acompanha os indígenas Warao em Mossoró. Segundo a professora, a reunião teve o objetivo de tratar da inserção dos refugiados Warao nas escolas públicas, especialmente o processo de matrícula das crianças no ensino regular e a experiência que Manaus e Roraima tiveram em caso semelhante, respeitando as especificidades culturais dos sujeitos, uma vez que a inserção dessas populações na Rede Estadual Pública de Ensino é uma prioridade para a administração estadual.

“Temos um número inicial de 29 indígenas Warao, entre crianças e adolescentes, que precisam ser inseridos na rede básica de ensino na cidade de Mossoró. A nossa universidade se empenha na colaboração dessa pauta social, no sentido de garantir a efetivação do direito à educação dessa população que se encontra em situação de vulnerabilidade”, relatou a professora Eliane.

Participaram ainda da reunião, representantes da Secretaria Municipal de Educação de Natal, Fundação Nacional do Índio e Departamento de Antropologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O Ceram/RN é órgão colegiado de natureza consultiva e tem o objetivo de apoiar e monitorar as políticas públicas destinadas aos refugiados, apátridas e migrantes no Estado do Rio Grande do Norte, criado pelo Decreto Estadual nº 29.418, de 27 de dezembro de 2019.