...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Uern participa de discussão para inserção dos indígenas Warao na educação básica do RN

A inserção dos refugiados venezuelanos indígenas Warao nas escolas públicas do Rio Grande do Norte foi pauta de reunião do Comitê Estadual Intersetorial de Atenção aos Refugiados, Apátridas e Migrantes do Rio Grande do Norte (CERAM/RN), realizada na última sexta-feira (22), na sede da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC) em Natal.

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) participou da reunião, sendo representada pela professora doutora Eliane Anselmo, do departamento de Ciências Sociais, que é antropóloga, membro da Uern no Ceram e acompanha os indígenas Warao em Mossoró. Segundo a professora, a reunião teve o objetivo de tratar da inserção dos refugiados Warao nas escolas públicas, especialmente o processo de matrícula das crianças no ensino regular e a experiência que Manaus e Roraima tiveram em caso semelhante, respeitando as especificidades culturais dos sujeitos, uma vez que a inserção dessas populações na Rede Estadual Pública de Ensino é uma prioridade para a administração estadual.

“Temos um número inicial de 29 indígenas Warao, entre crianças e adolescentes, que precisam ser inseridos na rede básica de ensino na cidade de Mossoró. A nossa universidade se empenha na colaboração dessa pauta social, no sentido de garantir a efetivação do direito à educação dessa população que se encontra em situação de vulnerabilidade”, relatou a professora Eliane.

Participaram ainda da reunião, representantes da Secretaria Municipal de Educação de Natal, Fundação Nacional do Índio e Departamento de Antropologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O Ceram/RN é órgão colegiado de natureza consultiva e tem o objetivo de apoiar e monitorar as políticas públicas destinadas aos refugiados, apátridas e migrantes no Estado do Rio Grande do Norte, criado pelo Decreto Estadual nº 29.418, de 27 de dezembro de 2019.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support