Uern leva experiência de gestão democrática à Jornada Pedagógica da 3ª DIREC em Nova Cruz

Texto: Will Vicente – Assessor da Vice-reitoria

O vice-reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), professor Chico Dantas, abriu a Jornada Pedagógica 2023 da 3ª DIREC (Diretoria de Educação e Cultura do RN), nesta quinta-feira (02), em Nova Cruz, com a palestra Gestão Democrática e Avaliação Diagnóstica, proferida no auditório do Campus do IFRN (Instituto Federal do RN) daquele município. “A Universidade tem que estar sempre próxima de vocês, da rede básica de ensino, para pensarmos como desenvolver a educação da melhor forma possível. São dois dias de evento e tenho absoluta certeza que esse movimento da educação que está começando hoje vai atingir seu objetivo final, que é ter um aprendizado de sucesso”, disse o vice-reitor ao começar sua exposição.

As palavras iniciais do professor Chico Dantas estão conectadas com a proposta da Jornada Pedagógica deste ano, que traz como tema central “A Educação Potiguar em Movimento: planejamento para o sucesso da aprendizagem”. “É muito importante a gente poder contar com a Uern nesse processo de formação, dizer que estamos abertos a firmar parcerias com a Uern, lembrando do quanto a universidade é importante na formação dos nossos professores (as) aqui do RN e do quanto a governadora Fátima Bezerra e a Secretária de Educação Socorro Batista são entusiastas de uma parceria dessa natureza”, afirmou Marcelo Júnior de Assis da Silva, diretor da 3ª DIREC.

Sob a coordenação da 3ª DIREC de Nova Cruz estão 18 cidades representadas na Jornada Pedagógica por gestores (as) de 39 escolas que compõem a regional. Realizadas por todas as DIRECs, as jornadas pedagógicas estão amparadas por equipes da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte (SEEC).

Em Nova Cruz, a SEEC foi representada pelo Subsecretário de Educação Álvaro Luiz Bezerra. “A secretária Socorro Batista já passou hoje por vários municípios e nós procuramos nos desdobrarmos e nos fazermos presentes em todas as DIRECs. E o tema da Jornada Pedagógica esse ano diz muito. Ele fala em educação em movimento. E temos que estar cada vez mais em movimento, acompanhando o avanço das tecnologias, por exemplo”, explicou Álvaro Bezerra.

O vice-reitor da Uern Chico Dantas encerrou sua fala reforçando que o momento é importante para democratizar as vivências “e criar novas importantes pontes entre a Uern e rede básica de ensino do nosso RN. De mãos dadas com a rede básica, a Uern atuará para fortalecer o ensino básico do estado. A Uern é para todos (as) e para cada um (a)”.