...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Uern entrega Medalha da Abolição 2020 e presta homenagem ao professor Luiz Di Souza

Durante a solenidade de abertura do Elo Uern, foram entregues o Título Doutor Honoris Causa e a Medalha da Abolição 2020, que homenageou cientistas e profissionais que estiveram na linha de frente do combate ao novo coronavírus. O momento foi marcado por fortes emoções e discursos de reconhecimento.

Foi homenageado com o título Doutor Honoris Causa, o professor Dr. Luiz Di Souza (in memoriam), docente da Uern, pesquisador, extensionista, que foi a primeira vítima fatal da Covid-19 no RN. A viúva do professor, Margareth Freire de Souza, recebeu a homenagem, sob os aplausos de pé da plateia que prestigiava o evento.

“O professor Luiz Di Souza foi um grande pesquisador, extensionista e entusiasta da produção científica. Seu legado jamais será esquecido”, destacou a reitora Cicília Maia. O professor Cícero Bosco também prestou homenagem a Di Souza. “Ele foi um homem bom, um bom colega. Sempre será lembrado”, disse.

Também foi homenageada com a Medalha da Abolição 2020, a professora Drª. Anne Gabriella Dias Santos Caldeira, docente do curso de Química que, na época, coordenava o projeto de extensão Uern contra Covid 19. “Essa medalha é de todos que participaram do grupo da Uern contra a pandemia. No momento auge da pandemia, o Departamento de Química vivia um luto com a perda de duas pessoas queridas. E ainda assim conseguimos buscar forças e fomos uma luz em meio a esse momento sombrio. Só tenho a agradecer a todos que estiveram juntos nesse momento”, declara.

A medalha da abolição teve como tema “UERN: Ciência pela vida no enfrentamento da pandemia”.

A honraria, entregue pela Uern e Prefeitura de Mossoró, é referente à Assembleia Universitária de 52 anos da Uern, em 2020, que devido ao momento de pandemia foi realizada de forma virtual, o que impossibilitou a entrega das honrarias aos homenageados na época.

Na ocasião, o grupo Fanáticos da Química, grupo de extensão o qual o professor Luiz Di Souza foi fundador, prestou uma bela homenagem ao docente. O grupo entregou a homenagem à viúva Margareth Freire de Souza, em reconhecimento a todo trabalho e empenho desenvolvido por Luiz Di Souza pelo ensino, pesquisa e extensão da Uern.

Confira fotos do Evento no Link.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support