UERN encaminha 46 processos de Reconhecimento e Renovação ao Conselho Estadual de Educação

No período de um ano, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) encaminhou 46 processos de reconhecimento e renovação do reconhecimento dos cursos de graduação – Licenciatura e Bacharelado – ao Conselho Estadual de Educação (CEE).

Processo contínuo, mas que demanda articulação, tempo e esforço, o encaminhamento desses processos tem mobilizado a equipe da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG), professores de diversos cursos, além de contar com o apoio fundamental de outras Pró-Reitorias.

“O Reitor Pedro Fernandes tem tratado esse assunto como prioridade. É importante ressaltar o trabalho desenvolvido por toda a Universidade”, declarou a Pró-Reitora de Graduação, Inessa Linhares.

Dos 46 processos encaminhados, 14 cursos já tiveram os decretos de reconhecimento ou renovação do reconhecimento publicados no Diário Oficial do Estado. Outros 16 cursos já receberam a visita da Comissão do Conselho Estadual de Educação, 6 cursos estão com visitas agendadas para este ano e 10 cursos aguardam o agendamento das visitas.

O tempo de validade do reconhecimento depende da nota obtida na avaliação, que pode ir até 5 anos – conceito máximo 5.

Como acontece a avaliação?

A Comissão do Conselho de Educação analisa in loco as instalações do curso, o Projeto Pedagógico do Curso, corpo docente, projetos de pesquisa e extensão.

Os instrumentos de avaliação seguem os parâmetros do Inep/Ministério da Educação.

Após a visita e todo o procedimento técnico, essa comissão elabora um parecer e esse documento é apreciado pelo Conselho Estadual de Educação, que vai recomendar ou não o curso.

Depois que acontece a homologação pelo poder Executivo e a publicação do decreto governamental, o curso é reconhecido ou renovado. Somente com esse ato, o egresso do curso pode gozar de todas as prerrogativas legais para exercer sua profissão.

CURSOS COM DECRETOS PUBLICADOS

ANO DE 2014