...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Uern é por mais um ano parceira do projeto “A praia é para todos”

Por mais um ano, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) é uma das instituições parceiras do projeto “A praia é para todos”, iniciativa que desenvolve ações de inclusão na Praia de Tibau. A parceria foi reafirmada em reunião realizada na manhã desta terça-feira, 16, na Reitoria da universidade.

Para a reitora Cicília Maia, é uma grande satisfação da Uern fazer parte desse projeto. “O projeto ‘A praia é para todos’ é uma importante ação de inclusão, e a Uern está de portas abertas para apoiar esse tipo de iniciativa”, declara a reitora. O projeto será promovido dia 30 de janeiro de 2022, na Praia do Ceará, em Tibau, e visa proporcionar uma programação que conta com atividades físicas, recreativas e banho de mar para pessoas com deficiência.

A Uern contribuirá com a disponibilização de um ônibus para o transporte dos participantes. “Também vamos chamar as Faculdades de Educação Física (Faef) e de Enfermagem (Faen) para se juntarem às ações do projeto, além do apoio da equipe da Diretoria de Política e Ações Inclusivas (Dain)”, afirma Cicília Maia.

Petras Vinícius, um dos coordenadores do projeto, enfatiza que é uma satisfação ter a Uern como parceira do projeto. “Ter a Uern no projeto engrandece o evento”, frisa. A presidente da Associação das Mulheres com Deficiência, Cláudia Medeiros, reforçou que a Uern é uma importante parceira do Projeto, que cresce a cada edição. “Só temos a agradecer a parceria”, disse.

Renata Fernandes, umas coordenadoras do Fórum de Mulheres com Deficiência e egressa da Uern, destacou que a Uern vem fortalecendo seu papel na luta por uma sociedade mais inclusiva dentro e fora dos muros da universidade, e o apoio ao projeto é mais uma de suas ações.

“Cursei Ciências Biológicas na Uern, em uma época em que a inclusão das pessoas com deficiência ainda precisava avançar muito. Quando voltei para fazer o mestrado na universidade, me deparei com uma nova realidade, com uma estrutura e formato de ensino que pensa em ações inclusivas e, consequentemente, facilita o acesso à educação para as pessoas com deficiência. Todo esse trabalho de inclusão dentro da Universidade se reflete para fora. O apoio a ações do projeto ‘A praia é para todos’ é um exemplo disso. A Uern é uma parceria de força a esse projeto, que vai somar à nossa luta por uma sociedade mais inclusiva”, frisa Renata Fernandes.

A participante do Fórum de Mulheres com Deficiência e também egressa da Uern enfatiza que está muito feliz com esse acolhimento do projeto pela Universidade. “É muito importante essa parceria porque a Uern mostra a sua responsabilidade para além da formação acadêmica, enfatiza o seu papel de transformação junto à sociedade”, declara.

De acordo com a professora Ana Lúcia Aguiar, titular da Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN/UERN), as parcerias institucionais possuem grande importância para a quebra de barreiras atitudinais, conceituais, procedimentais e físicas. “A Uern, universidade socialmente referenciada, participa a cada ano do ‘A Praia é Para Todos’, convívio sensível e respeito aos direitos humanos, considerando as políticas para a acessibilidade plena e efetiva para todos e todas”.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support