...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Uern debate desafios da educação em Fórum Nacional de Reitores

Reitores, reitoras e representantes de mais de 80 instituições públicas e privadas de ensino superior debateram questões emergentes sobre a educação brasileira no VIII Fórum Nacional de Reitores e Dirigentes de Universidades Parceiras do Canal Futura, que ocorreu na sexta-feira passada, 26, no Rio de Janeiro. A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) participou das discussões, com o professor Fabiano Morais, coordenador da UERN TV, e o pró-reitor de extensão, Esdras Marchezan, que representou a reitora Cicília Maia. O evento é uma realização da Fundação Roberto Marinho e do Canal Futura.

Uma preocupação apresentada por grande parte das universidades foi a ausência de uma política pública atual forte e de valorização das instituições. O fortalecimento das políticas de permanência estudantil também esteve no centro do debate. Os dirigentes defendem que haja respeito à autonomia das instituições e ampliação dos investimentos públicos, garantindo melhorias no ensino, pesquisa e extensão.

“Esse momento é importante, também, para falarmos sobre integração entre nós. As instituições precisam dialogar mais entre si, criando redes fortes de atuação junto à comunidade e fazendo com que as pessoas conheçam mais os resultados do trabalho feito por universidades, faculdades e institutos. De forma integrada, temos melhores condições de reagir a qualquer tipo de ameaça e ataque à educação pública”, disse o pró-reitor de Extensão, professor Esdras Marchezan, durante o evento.

A experiência da UERN TV nesse trabalho de integração com outras instituições foi apresentada como um case de sucesso no campo da produção audiovisual universitária.

O coordenador da UERN TV, professor Fabiano Morais, falou durante uma das mesas da programação. Junto com o professor Esdras Marchezan, e com a professora Maira Bittencourt, diretora de comunicação da Universidade Federal de Sergipe (UFS), ele apresentou aos presentes o projeto “Alô, Comunidade”, um programa de TV produzido pela UERN, UFS e Canal Futura com foco nas ações de extensão das instituições públicas brasileiras de ensino. Mais de 60 instituições já fazem parte desta rede de parceiros.

“O ‘Alô, Comunidade’ é uma aposta nesta integração da educação superior brasileira, por meio das instituições. Vamos mostrar a beleza do que tem sido feito, junto com a comunidade, no campo da extensão”, ressaltou Fabiano Morais.

A Uern faz parte da rede de universidades parceiras do Canal Futura desde 2014, tendo realizado 07 séries e programas televisivos que estão sendo exibidas em rede nacional. Para 2022, mais quatro produções devem entrar no ar, entre elas o “Alô, Comunidade!”.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support