...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Uern coordena 51º Encontro da regional Nordeste do Fórum de Pró-Reitores de Extensão

A criação e efetivação de políticas públicas de financiamento da extensão universitária nas esferas estaduais e nacional é uma das bases necessárias e urgentes para que as instituições públicas de ensino superior brasileiras possam garantir uma efetiva e forte política institucional de extensão, ampliando sua ação e resultados junto aos diversos setores da comunidade. Esse é um dos apontamentos registrados no 51º Encontro da regional Nordeste do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Ensino Superior Brasileiras (Forproex), que acontece desde terça-feira, 25, em Recife-PE.

O evento é organizado pela coordenação do Forproex Nordeste – assumida pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e instituições UFPE, UPE, UFRPE, IFPE e Unicap.

Representantes de 24 instituições de 07 estados nordestinos participam das atividades, que têm em comum a pauta da extensão universitária.

Coordenador do Forproex Nordeste, o pró-reitor de Extensão da Uern, professor Esdras Marchezan, comenta que o encontro é um momento de integração e definições.

“É neste espaço que reunimos os colegas pró-reitores de extensão e colocamos na pauta os desafios, sucessos e problemas vivenciados na prática da política extensionista em cada instituição. Com isso, aprendemos uns com os outros e também apontamos caminhos para buscar melhorias para o desenvolvimento da extensão dentro dos cursos”, comentou.

Sem uma política pública de financiamento de projetos e ações de extensão concreta e permanente e com os desafios da obrigatoriedade pelo Conselho Nacional de Educação (CNE/MEC) da inserção curricular da extensão nos projetos pedagógicos dos cursos de graduação de todas as instituições de ensino superior até dezembro de 2022, as instituições precisam garantir alternativas viáveis para a execução de uma política institucional extensionista que atenda às necessidades da comunidade externa e de estudantes, professores e servidores.

Cerca de 100 pessoas participam do evento, que segue até amanhã, 27. Além da abertura oficial, que contou com as presenças dos reitores da UFPE, UFPRE, UPE e IFPE, o encontro realiza painéis temáticos, com debates sobre inserção curricular da extensão, indicadores da extensão e financiamento da extensão.

A regional do Forproex Nordeste é coordenada pela Uern, por meio do pró-reitor de Extensão, Esdras Marchezan, e pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), por meio da pró-reitora de Extensão, Sueli Pereira, vice-coordenadora.

A coordenação nacional do Fórum é composta pelos professores Helder Eterno (presidente), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), e Lana Nascimento (Vice-presidente), da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support