Uern convida pesquisadores da área de Óleo e Gás a participar de chamada do Parque Tecnológico

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), como instituição parceira do Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PAX), convida seus pesquisadores que tenham atividades de pesquisa, desenvolvimento ou inovação voltadas a soluções de problemas no âmbito de Óleo & Gás a submeterem propostas para essa chamada.

O foco principal desta chamada é prospectar grupos de pesquisa e desenvolvimento voltados a soluções inovadoras para Óleo & Gás. Espera-se, com essa ação, mapear os grupos das mais diversificadas áreas atuantes no tema para produzir um portfólio de projetos inovadores.

A consolidação dessas propostas será apresentada no I Fórum de Inovação e Negócios em Óleo & Gás, que será realizado no dia 11 de agosto de 2021 de forma remota e contará com a participação de representantes do Executivo, Legislativo, academia e setor produtivo.

O objetivo do Fórum é conectar os diversos atores envolvidos na área de Óleo & Gás, potencializando a transformação de conhecimentos e tecnologias em produtos, serviços, processos e sistemas inovadores para a aplicação no setor.

Caso possua interesse em participar, a submissão pode ser feita até o dia 18 de julho de 2021 através do formulário disponível no link: https://forms.gle/najn2RcvBGKQKcrY9

A temática de Óleo & Gás é multidisciplinar e pluriferramental. Portanto, as propostas podem ser nas diversas áreas do conhecimento e foram organizadas nos seguintes temas e subtemas:

Upstream:

Geologia & Geofísica: Imageamento e modelagem de afloramento análogos a reservatório, refinamento estratigráfico de alta frequência para otimização da produção, modelagem física de estruturas geológicas, mapeamento geológico, estratigrafia, litologia, análise de testemunhos, mapeamento e modelagem de feições cársticas em superfície e subsuperfície, modelagem geofísica/geológica de reservatórios de hidrocarbonetos, determinação e análise de tensões (stress) para fins de produção, modelagem geofísica/geológica de reservatórios de hidrocarbonetos, imageamento com sísmica passiva de campos maduros, interpretação sísmica, análise de atributos e machine learning aplicadas à caracterização de reservatórios, análise de afloramentos análogos para estudos de estruturas impactantes na circulação de fluidos.

Engenharia de reservatório: Simulação de reservatórios, recuperação, petrofísica, fluxo em meios porosos, análise PVT.

Engenharia e construção de poços: Ferramentas e acessórios, fluidos de perfuração, cimentação, testes em poços, perfilagem, estimulação, produtos químicos para aplicação em poços, completação, elevação, automação e escoamento, abandono e descomissionamento de poços.

Midstream e Downstream:

Processamento primário: Processos de separação, análises de água, óleo e gás e tratamentos, garantia de escoamento e corrosão.

Transporte e refino: catalisadores para refino, análises de derivados, combustíveis e lubrificantes, materiais para indústria do petróleo, petroquímica, logística.

Meio ambiente e legislação: Tratamento e aproveitamento de resíduos, riscos ambientais, tratamento de água, soluções ambientais, concessão de áreas, regulação de titularidade, descomissionamento, danos ambientais, direito e regulação da transição energética.