...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

UERN contribui para a fixação dos profissionais da área da saúde na região

Quem escolhe seguir a carreira médica sabe que tem pela frente um longo percurso a percorrer. Conseguir superar a alta concorrência e ingressar em um curso é apenas o primeiro de muitos degraus para a sua formação. Tão importante quanto obter a graduação é fazer uma residência médica e se tornar especialista em uma área. 

A residência médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização. Funciona em instituições de saúde sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional, sendo considerada o “padrão ouro” da especialização médica. O programa confere ao médico residente o título de especialista.

O curso de Medicina da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) completou 10 anos em 2014, e apesar de ser considerado um curso muito recente, vem colhendo bons frutos, como a admissão de seus egressos em residências médicas de diferentes áreas e a aprovação em concursos públicos. Recentemente, a Faculdade de Ciências da Saúde (FACS) ampliou sua atuação, implantando em Mossoró, residências médicas.

A Comissão de Residência Médica da UERN disponibiliza dois programas credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica: Medicina de Família e Comunidade, que já formou duas turmas e está encerrando a terceira; e em Ginecologia e Obstetrícia. A instituição conta ainda com um programa de residência multiprofissional em atenção básica, que abrange as áreas de enfermagem, fisioterapia, nutrição, odontologia, psicologia e serviço social. Os três programas são realizados em parceria com a Prefeitura Municipal de Mossoró, que cede seus espaços, como hospitais e unidades de saúde para campo de estágio dos residentes.

Na última segunda-feira (2), a Universidade realizou a aula inaugural das residências médicas. Na oportunidade, a secretária municipal de saúde de Mossoró, Leodise Cruz, enalteceu a parceria existente com a UERN, não apenas com as residências médicas, destacando também a implantação do Serviço de Verificação de Óbito (SVO) e um novo projeto, que é a territorialização da saúde. “UERN e Prefeitura de Mossoró vão mapear os serviços de saúde para melhorar a assistência pública. O projeto vai melhorar o acesso da população e os profissionais vão fazer um trabalho diferenciado”, afirmou a secretária.

O reitor da UERN, Professor Pedro Fernandes Ribeiro Neto, falou aos residentes sobre as novas formas de ingresso e sobre as formas de conhecimento através das inovações tecnológicas e da relação com a comunidade. Ele ainda destacou a importância da ofertas dos programas de residências médicas para a fixação dos profissionais recém-formados na região. “Antes o médico obtinha seu diploma e tinha que procurar uma residência nos grandes centros. Com esses programas de residência vocês têm a opção de continuar aqui após a formação básica, e continuar atendendo aqui após a conclusão do curso. Vivemos em uma área carente de médicos, em especial, na atenção básica, e a grande contribuição da UERN para mudar essa realidade é dar condições de seus egressos continuarem aqui, devolvendo à comunidade o conhecimento adquirido na instituição”,afirmou o reitor.

A aula inaugural das residências médicas contou ainda com as presenças do Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEG), João Maria Soares; da Diretora da Faculdade de Enfermagem, Suzana Carneiro de Azevedo; do Diretor da Faculdade de Ciências da Saúde, Fausto Pierdona Guzen; do Coordenador do COREMU, Lucídio Cledson Oliveira; da Coordenadora do COREME, Andrea Taborda; da Coordenadora do programa de Residência Médica de Ginecologia e Obstetrícia, Isabelle Cantídio Fernandes; e da Coordenadora do Programa Multiprofissional em Atenção Básica e Saúde da Família, Amélia Fernandes.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support