...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Uern constrói recinto para devolver peixes-bois-marinhos à natureza

O Projeto Cetáceos da Costa Branca, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), iniciou a construção de um Recinto de Aclimatação e Programa de Soltura e Monitoramento de Peixes-bois Marinhos no RN. O local escolhido foi a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual Ponta do Tubarão, que inclui comunidades dos municípios de Macau e Guamaré.

Antes de serem soltos, os animais precisam passar por um período de aclimatação às condições naturais, se adaptando aos movimentos e oscilações das marés e correntes marinhas e temperatura das águas, por exemplo.

“A área apresenta características naturais fundamentais para os animais no período de aclimatação e soltura, além de possuir grande envolvimento”, informou o professor do curso de Turismo do Campus de Natal, Flávio Lima, biólogo e coordenador-geral do Projeto Cetáceos.

Instalada em uma área estuarina, a estrutura é constituída por uma passarela de acesso, uma plataforma de observação e um cercado para os animais, todos em madeira tratada e legalmente licenciada. Está localizada em um canal na Comunidade de Diogo Lopes, mediante autorizações, licenças e anuências de todos os órgãos públicos competentes, incluindo o Conselho Gestor da RDSE Ponta do Tubarão.

Logo após a conclusão da obra, prevista para ser finalizada em 90 dias, será iniciada a transferência gradual dos animais para o Recinto, adiantou a bióloga Aline Bomfim, gerente técnico operacional do PMP-BP.

“O Recinto de Aclimatação vem sendo construído com base em outros recintos já existentes em estados do Nordeste e Amazônia, respeitando as características e particularidades da região escolhida”, explicou o médico veterinário Augusto Bôaviagem, coordenador do CRAS Projeto Cetáceos da Costa Branca-UERN.

O peixe-boi marinho é uma das espécies de mamíferos aquáticos com maior risco de extinção no Brasil. A região da Costa Branca no Rio Grande do Norte é um dos principais locais de encalhes de filhotes da espécie, provavelmente devido às alterações naturais dos ambientes costeiros e marinhos e às atividades humanas na área, segundo o professor Flávio Lima.

Transferência dos animais para o recinto deve acontecer ao final da obra

É comum os animais encalharem com poucos dias de vida, entre 02 a 05 dias de nascidos, sendo necessários cuidados e tratamento especializado. Para isso, os animais são resgatados e encaminhados para o Centro de Reabilitação de Fauna do Projeto Cetáceos, na cidade de Areia Branca.

Lá os animais são acompanhados por uma equipe técnica multidisciplinar e submetidos à lactação artificial por aproximadamente 02 anos à base de proteína isolada de soja e suplementos vitamínicos, minerais e aminoácidos essenciais, além de itens naturais, como capim agulha e algas marinhas.

Atualmente encontram-se em processo de reabilitação 15 peixes-bois marinhos no Centro de Reabilitação aguardando a transferência para o Recinto de Aclimatação e posterior soltura.

A aclimatação pode durar de 06 meses a um ano, a depender do comportamento dos animais e adaptação de cada um. Depois disso, o animal poderá ser solto à natureza, sendo monitorado através de equipamento de radio-telemetria e por equipe especializada.

“Caso o animal apresente algum problema ou risco à sobrevivência, é capturado para avaliação, podendo ser retornado para um novo processo de aclimatação”, explicou o biólogo Daniel Solon, Gerente Técnico Operacional do PMP-BP.

A soltura e monitoramento desses animais na natureza no RN é uma ação prevista no Plano de Ação Nacional para Conservação do Peixe-boi-marinho – PAN Peixe-boi-marinho, coordenado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), por meio do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos (CMA).

Conscientização

Está previsto no projeto o envolvimento das comunidades da Ponta do Tubarão, incluindo ações de extensão universitária, divulgação, sensibilização, educação ambiental, valorização do conhecimento tradicional, cultura local, cursos e treinamentos na perspectiva de contribuir com o fortalecimento dos objetivos da Reserva e desenvolvimento sustentável dos moradores de Barreiras, Diogo Lopes e Sertãozinho, além de outras comunidades vizinhas.

Recinto está sendo construído na Reserva Ponta do Tubarão

Para isso a equipe do Projeto Cetáceos vem mantendo diálogos com representações de instituições locais da sociedade civil, que compõem o Conselho Gestor da RDS Estadual Ponta do Tubarão, entre elas  a Comissão de Justiça e Paz (CJP), Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP), Associação Comunitária de Comunicação e Cultura Ponta do Tubarão, Ileaô e Centro AMA-GOA de Cultura e Meio Ambiente, como também com a Colônia de Pescadores Z-41.

Poderão ser realizadas ações de educação ambiental na área, incluindo a visitação guiada na Passarela de Acesso para interpretação da biodiversidade e importância do ambiente local para a sustentabilidade das comunidades tradicionais que ali vivem e sensibilização de visitantes.

“Essas atividades, se autorizadas, terão a participação das representações de instituições locais da sociedade civil, que compõem o Conselho Gestor da RDS Estadual Ponta do Tubarão e demais instituições locais nas etapas de planejamento e execução, garantindo assim a integração das ações que já vêm sendo desenvolvidas na Reserva”, finalizou o professor Flávio Lima.

Processo

Desde 2017 o Projeto Cetáceos intensificou as ações para definição de estratégias e local para implantação do Recinto de Aclimatação e Programa de Soltura e Monitoramento de Peixes-bois marinhos no Rio Grande do Norte, e em janeiro de 2022 foram iniciadas as obras de implantação do Recinto.

A implantação do Recinto de Aclimatação em Ambiente Natural e Programa de Soltura e Monitoramento de Peixes-bois marinhos no Rio Grande do Norte é uma ação prevista no “Projeto de pesquisa com monitoramento dos encalhes de biota marinha em praias do litoral potiguar-Rio Grande do Norte (PMP-BP)”, que é uma exigência do licenciamento ambiental federal conduzido pelo IBAMA para as atividades de exploração, produção e escoamento de petróleo e gás da Petrobras na região.

O PMP-BP é executado por meio de um convênio entre a Petrobras, Uern e Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio Grande do Norte (FUNCITERN).

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support