Uern comemora dia do servidor público e inicia V Seast com café da manhã

Nesta sexta-feira, 28, Dia do Servidor Público, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) deu início à V Semana de Atenção à Saúde e Segurança no Trabalho (Seast), com a promoção de um café da manhã no Campus Mossoró, com um momento de integração e sorteio de brindes.

Com programação até 11 de novembro em todos os campi, a V Seast tem como tema “Uern pela valorização da vida no trabalho” e está sob a responsabilidade da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) e da Superintendência de Obras e Engenharia (Soben).

De acordo com a técnica-administrativa Sara Barroso, superintendente de Obras e Engenharia da Uern, o evento tem uma perspectiva ampla, “de trazer a valorização da saúde, do bem-estar, da qualidade de vida no dia a dia do trabalho”. Há de se reconhecer, completou, “não só a importância do servidor técnico e docente, mas de todos que fazem parte do nosso cotidiano”.

A professora Isabel Amaral, titular da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Proeg), disse que se deve pensar na valorização da vida “todos os dias”. “Passamos muitas vezes mais tempo aqui [no trabalho] do que na nossa própria residência. Então, precisamos trazer momentos de lazer, de diálogo, de amizade, de colaboração e de segurança”.

“Este ano tivemos grandes lutas, grandes desafios e grandes conquistas, e eu tenho o maior orgulho de vestir a camisa da Uern. O trabalho fixo que eu vim ter foi na Universidade. Aqui eu constituí minha família, é o lugar ao qual eu devo tudo”, destacou o técnico-administrativo Elineudo Melo, presidente do Sindicato dos Técnicos Administrativos da Uern (Sintauern).

Já a professora Meyre Estar Barbosa, coordenadora do Fórum de Diretores de Unidades Acadêmicas, salientou a importância da Universidade. “Mesmo quem não é egresso da Uern pode sentir a força dessa instituição”.

Essas palavras foram corroboradas pela professora Cicíla Maia, reitora da Uern. Para ela, a Instituição é essencial para a transformação do Rio Grande do Norte. “Em todas as áreas do Estado, nós estamos atuando fortemente. Em 54 anos de história, nós já entregamos mais de 53 mil profissionais nas diversas áreas do conhecimento”.

E completou: “O que precisamos fazer é abrir mais portas, principalmente para grupos vulnerabilizados e invisibilizados. Este é o nosso compromisso. Quantas e quantas pessoas neste País não tiveram sequer a oportunidade de pelo menos pensar em entrar numa universidade pública, gratuita e de qualidade. Então, essa é a grande missão que devemos levar para casa no Dia do Servidor e da Servidora Pública”.