Uern atua diretamente na vacinação dos mossoroenses

Se a causa é social, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) faz questão de estar ainda mais presente na vida do povo e das instituições potiguares. Tem sido assim desde o começo da vacinação contra a Covid-19 em que professores, estudantes, técnicos administrativos, mestrandos e egressos têm atuado no processo de imunização dos mossoroenses.

Além da estrutura colocada à disposição da Prefeitura Municipal de Mossoró, a Universidade oferta há mais de três meses sua força humana para combater a pandemia do novo coronavírus.

Os voluntários já estiveram presentes nas Unidades Básicas de Saúde ajudando na recepção, registro, triagem, orientação e na própria aplicação das vacinas. Também estiveram na Cadeia Pública Juiz Manoel Onofre Lopes para imunização da população reclusa. Atualmente, as atenções estão mais voltadas para o ginásio do Serviço Social da Indústria (SESI), local central da imunização na cidade.

O município estava com dificuldade de abrir as unidades de saúde nos finais de semana – o que era também uma reivindicação da população – e foi aí que entraram a Uern e outras instituições de ensino, especialmente da área da saúde, se dispondo a contribuir para acelerar a vacinação.

“A Uern é parceira da Prefeitura há muitos anos em outras campanhas de vacinação. Desde o início da vacinação contra a Covid, nos aproximamos do município para contribuir com esse momento. Colocamos nossos recursos humanos, estrutura e o que mais fosse necessário pra colaborar”, comentou a professora Jéssica Neiva Figueiredo, titular da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP).

Coordenando as ações de vacinação contra o novo coronavírus vinculadas à Uern, a professora Magda Fabiana do Amaral Pereira Lima, do Departamento de Enfermagem, parabeniza todos os envolvidos nas ações, especialmente os alunos que, mesmo no recesso acadêmico, têm estado presente todos os dias.

“Nós temos um lema que foi retirado de uma fala da professora Jéssica Neiva: ‘Onde tem vacina, tem Uern’. A gente está participando muito intensamente, não só da vacinação contra o coronavírus, mas também estamos atuando na vacinação contra a influenza. Então, onde tem vacina a Uern se mobiliza, a Uern se organiza e a Uern está lá, mais especificamente o Departamento de Enfermagem da Uern”, ressaltou.

A expectativa é que o projeto se torne uma ação de extensão cadastrada na Pró-Reitoria de Extensão (PROEX).

O também coordenador das ações vinculadas à Uern, professor Lucídio Clebeson de Oliveira, do Departamento de Enfermagem, destaca que no atual momento de sistema remoto ou híbrido, as atividades presenciais auxiliam ainda mais no processo de aprendizado dos alunos.

“Além de representar muito para nós enquanto aspecto de relevância social, de uma universidade socialmente referenciada, é um momento de extrema aprendizagem para nossos discentes, docentes e demais pessoas que estão participando. Para o processo ensino-aprendizagem, tem sido extremamente frutífero. Nossos alunos estão tendo a oportunidade de vivenciar, nesse momento tão atípico, o processo de enfermagem através da vacinação em si”, detalhou.

A diretora da Faculdade de Enfermagem (FAEN), professora Érica Louise Bezerra, disse ter presenciado grandes experiências e lições de vida, como a de um egresso da Uern que se vacinou dias depois de perder o pai para a doença. A emoção comoveu a todos os presentes.

“São muitas histórias e transformações de vida. É um imenso prazer, uma satisfação, fazer parte dessa Universidade socialmente referenciada e fazer a diferença na vida de muitas pessoas. Além de tocar os corações, não apenas dos que recebem a vacina, mas do que oferecem a vacinação, contribuir com o nosso município e salvar vidas. É um propósito muito bonito desse voluntariado”, destacou a docente.

A secretária municipal de Saúde, Morgana Dantas, agradeceu a Uern pelo empenho ao longo do processo do “Mossoró Vacina”.

“É difícil até dizer qual foi o papel da Uern nesse serviço, porque não é só simplesmente ser voluntário. Ela nos possibilitou seguir em frente na vacinação para alcançar o maior número de pessoas possíveis. O município e toda a população de Mossoró são muito gratos à Uern. É difícil falar de um trabalho excepcional e espetacular que a Uern vem executando junto ao município. Somos muito gratos, muito obrigada!”, ressaltou a secretária.

Para o coordenador de imunizações de Mossoró, o apoio das equipes da Uern tem sido primordial para o enfrentamento da doença.

“É só gratidão e que essa parceria continue por muito tempo, porque essa pandemia não acabou e, pra controle e a eliminação desse vírus, a gente tem que continuar vacinando. Se Deus quiser, até o final do ano, a gente tem concluído a vacinação da população maior de 18 anos”, destacou.

Solidariedade

A Prefeitura de Mossoró pede aos mossoroenses para levar alimentos não-perecíveis aos pontos de vacinação para ajudar famílias carentes do município. Em mais um gesto de solidariedade, no momento em que se iniciou a imunização dos trabalhadores em educação do ensino superior, professores e técnicos administrativos da Uern se uniram e doaram cerca de 1.200 quilos de alimentos para a campanha.

Envolvidos/apoiadores

14 docentes

3 mestrandas

1 enfermeira (técnica de nível superior)