...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

UERN apresenta proposta de parceria com Escola Técnica do Estado em Mossoró

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) propôs à Secretaria do Estado de Educação e Cultura (SEEC) uma parceria com Escola Técnica do Estado, cujo prédio foi inaugurado na semana retrasada em Mossoró.

A ideia sugerida é a utilização dos professores da UERN e alunos estagiários do curso de graduação para ministrarem os cursos técnicos.

Na oportunidade, o professor Dr. Lima Junior, diretor da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (FANAT), e que também esteve à frente do  Departamento de Inovação e Empreendedorismo e do Núcleo de Inovação Tecnológica da (NIT/UERN), apresentou um portfólio de ações da FANAT. “Temos soluções que permitem a formação de profissionais técnicos para prestar serviços para municípios e secretarias estaduais na área de computação”, destacou.

Dentre os destaques apresentados pela FANAT distingue-se, para viabilizar a parceria, o Grupo de Pesquisa em Redes de Computadores. Outra iniciativa é o Grupo de Tecnologias Educacionais. “São projetos que mostram a nossa capacidade de integração com os profissionais da rede estadual de ensino”, frisou o chefe do Departamento de Ciências da Computação, Rommel Wladimir.

Ainda foi mostrado que o quadro docente da FANAT/UERN tem potencial para inovação tecnológica e incubação de empresas. “Temos inúmeros pedidos de inovação e patentes”, destaca o professor Lima Junior.

O professor Lima Junior disse que a UERN tem disposição de contribuir para avançar no ensino tecnológico no Estado. “Pensando nessa abordagem técnica com a ideia de uma parceria com a Secretaria Estadual de Educação, a gente tem potencial para elevar a qualidade do ensino técnico no Rio Grande do Norte”, lembrou.

A secretária estadual de educação, Cláudia Santa Rosa, ficou entusiasmada com a proposta apresentada pela UERN. “É impressionante a capacidade que a UERN tem de enxergar os vários pontos do Estado”, frisou.

Para a secretária, a parceria é viável. “A UERN está contida no sistema estadual de educação e a gente fica feliz com essa possibilidade de parceria com a Universidade nas mais distintas áreas. Com os centros, vocês trazem um olhar sobre esse potencial que a UERN tem de avançar com parcerias para implantar a educação profissionalizante”, destacou.

A subcoordenadora de educação profissional da SEEC, Ana Cristina, destacou que a educação profissionalizante no Rio Grande do Norte ainda precisa avançar mais e que o primeiro passo está sendo dado com os centros tecnológicos.

Para o reitor Pedro Fernandes Ribeiro Neto, a UERN tem a oportunidade de colaborar também com os cursos técnicos. “A gente veio aqui mostrar o que temos com a intenção de pegar duas estruturas do Estado e ver de que forma a gente pode casar. A SEEC deve estar ansiosa porque não tem professor. A UERN está ansiosa porque quer colaborar com aquele espaço”, declarou.

Ficou combinada que a UERN trará uma nova proposta mais aprofundada.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support