...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

UERN apresenta equipamento para avaliar desempenho de nadadores

O Laboratório de Avaliação de Desempenho Aquático (LADA) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) está desenvolvendo um equipamento para medir o condicionamento físico de nadadores, o Ghost Swimmer. A avaliação é feita através de LEDs impermeáveis, que aumentam progressivamente a velocidade a cada piscina nadada.

Neste fim de semana, o protótipo do equipamento foi apresentado pela equipe do LADA em Fortaleza, durante evento da Clínica de Natação do Ideal Clube, coordenado pelo professor Ricardo Ribeiro. O evento foi direcionado a atletas, pais, profissionais da área, acadêmicos de educação física e gestão desportiva, onde foram abordadas as pesquisas e métodos de treinamento para nadadores e atletas de alto nível.

Ghost Swimmer

Na oportunidade foram realizadas as primeiras coletas de dados com os nadadores máster, entre eles, o nadador e vice-presidente de esportes do Ideal Clube, Kal Aragão, primeiro do ranking brasileiro 45+ na prova dos 400 metros nado livre. Na temporada 2018, das 17 provas que disputou, Kal ficou entre os 10 melhores tempos do País, sendo quatro em primeiro lugar e em 15 provas, entre os TOP 5, com destaque para os 400m livre, onde lidera o ranking nacional há alguns anos.

O coordenador do LADA, professor Adalberto Veronese, da Faculdade de Educação Física da UERN, foi um dos palestrantes do evento. Além dele, participaram o mestrando do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Sociedade, Liebson Henrique; o aluno do sétimo período do bacharelado em Educação Física, Jonathan Sadrack, e o aluno do oitavo período de Ciências da Computação, Thiago Alefy.

O equipamento possui patente no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), obtida através da UERN e já está em fase final para industrialização. O Ideal Clube demonstrou interesse na aquisição do equipamento.

 

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support