Servidores da Uern iniciam desafio em prol da saúde e da qualidade de vida

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) lançou hoje, 09, o “Desafio Progep + Saúde”, uma iniciativa interna que deve se estender para outros setores universitários com ações vislumbrando a saúde, bem-estar e qualidade de vida. Ao longo dos próximos 30 dias, a equipe, acompanhada por uma nutricionista e um educador físico, terá que cumprir desafios diários focando hábitos saudáveis.

A proposta faz parte do “Uern Vida Saudável – Programa de Saúde, Qualidade de Vida e Bem-estar”, que reúne ações e projetos já desenvolvidos pela Universidade ou que possam ser criados para incentivar a promoção de saúde estimulando uma boa alimentação, a prática de atividades físicas e o cuidado integral da saúde.

Os participantes realizaram uma avaliação que analisou a composição corporal, indicando a quantidade aproximada de músculo, osso e gordura e serão avaliados novamente ao final do desafio.

“Essa iniciativa traz uma metodologia coletiva e colaborativa que incentiva a mudança de hábitos com foco numa vida mais saudável. Esperamos que a experiência possa ser disseminada para outras equipes e que possamos ter uma Uern cada vez mais saudável”, explicou a professora Dra. Isabel Amaral, pró-reitora de Gestão de Pessoas.

Como desafio, os(as) servidores(as) devem procurar se alimentar corretamente, consumir alimentos saudáveis, beber água constantemente, praticar atividades físicas, entre outras metas.

A nutricionista Suellen Fernandes abordou a importância do acompanhamento nutricional no grupo para provocar uma reflexão sobre as escolhas alimentares de forma consciente e duradoura, conduzindo os participantes para uma mudança do estilo de vida e reeducação alimentar, por meio de uma alimentação equilibrada e anti-inflamatória.

Para o professor Edson Pinto, da Faculdade de Educação Física, a ideia do desafio passa a ser um start na mudança de comportamento, pois os benefícios do exercício físico é conquistado através da rotina, continuidade e progressão de cargas.

“Nos objetivos do treinamento devemos entender o que é desejo (estética) e o que necessidade (ganho de massa muscular, diminuição da gordura corporal, controle postural, força, resistência, mobilidade, etc), sendo esses, de extrema importância para os controles hormonais, que por sua vez auxiliam na manutenção da dieta, qualidade do sono e no combate da depressão e estresse”, explicou.