...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Seminário discute PARFOR com secretários municipais de educação e DIREDs

O Campus Avançado Maria Elisa de Albuquerque Maia, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (CAMEAM/UERN), sediado em Pau dos Ferros, realizou na manhã desta quinta-feira seminário para debater o Plano Nacional de Formação Docente da Rede Básica (PARFOR).

Estiveram presentes secretários municipais de educação, diretores de DIREDs representando a Secretaria Estadual de Educação. “O Objetivo desse encontro é o de sensibilizar secretários de educação e diretores de DIREDs da importância do PARFOR para a melhoria da Educação Básica, assim como tirar dúvidas com a imprensa socializando a área de abrangência do PARFOR numa articulação entre UERN e IFRN (Instituto Federal do Rio Grande do Norte), instituições que oferecem cursos dos PARFOR”, explica o diretor do CAMEAM Gilton Sampaio.

Uma das palestrantes foi a professora Maisa Clari, coordenadora geral do PARFOR/UERN, que destacou as mudanças do PARFOR e esclareceu que o projeto beneficia tanto os professores já graduados como aqueles que ainda são de nível médio.  “A CAPES retirou o termo ‘primeira licenciatura’ e colocou só ‘licenciatura’, mas quem já tem licenciatura pode fazer. Quem já tem uma licenciatura pode fazer. Quem tem graduação pode optar pelo curso de segunda licenciatura. A vantagem para quem escolher a segunda opção tem a chance de usufruir de um projeto pedagógico adaptado” , explicou.

Ela também apresentou programa destacando que todos os municípios do Rio Grande do Norte estão incluídos desde que Estado assinou termo de cooperação com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). “Para que a gente possa participar do PARFOR é necessário um acordo de cooperação entre a CAPES e a secretaria estadual de educação. Isso já inclui todos os municípios nesse regime de cooperação. A UERN assinou o termo de adesão que foi renovado em 2011 até 2014”, acrescentou.

Além da professora Maisa Clari, também participaram das discussões, coordenadores dos cursos do PARFOR do CAMEAM Jailson Santos (Letras/Espanhol); Ana Cláudia Albuquerque (Ciências Biológicas); Napoleão Diógenes (Educação Física); Alexandre Nader (Música) e Jacimária Fonseca (Geografia). Também estiveram no evento Antonia Francimar, diretora do Campus de Pau dos Ferros do IFRN; o chefe do Departamento de Ciências Sociais e Política do Campus Central da UERN José Glebson Vieira e a professora Silvana Santiago do Departamento de Filosofia.

O professor interessado deve fazer a inscrição no site  http://freire.mec.gov.br/. O período de pré-inscrição está aberto até o dia 8 de abril. O CAMEAM está oferecendo licenciaturas em Ciências Sociais, Filosofia, Música e Pedagogia. Também estão sendo oferecidos cursos de segunda licenciatura em Geografia e Letras com habilitação em Língua Espanhola.

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support