Seminário discute PARFOR com secretários municipais de educação e DIREDs

O Campus Avançado Maria Elisa de Albuquerque Maia, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (CAMEAM/UERN), sediado em Pau dos Ferros, realizou na manhã desta quinta-feira seminário para debater o Plano Nacional de Formação Docente da Rede Básica (PARFOR).

Estiveram presentes secretários municipais de educação, diretores de DIREDs representando a Secretaria Estadual de Educação. “O Objetivo desse encontro é o de sensibilizar secretários de educação e diretores de DIREDs da importância do PARFOR para a melhoria da Educação Básica, assim como tirar dúvidas com a imprensa socializando a área de abrangência do PARFOR numa articulação entre UERN e IFRN (Instituto Federal do Rio Grande do Norte), instituições que oferecem cursos dos PARFOR”, explica o diretor do CAMEAM Gilton Sampaio.

Uma das palestrantes foi a professora Maisa Clari, coordenadora geral do PARFOR/UERN, que destacou as mudanças do PARFOR e esclareceu que o projeto beneficia tanto os professores já graduados como aqueles que ainda são de nível médio.  “A CAPES retirou o termo ‘primeira licenciatura’ e colocou só ‘licenciatura’, mas quem já tem licenciatura pode fazer. Quem já tem uma licenciatura pode fazer. Quem tem graduação pode optar pelo curso de segunda licenciatura. A vantagem para quem escolher a segunda opção tem a chance de usufruir de um projeto pedagógico adaptado” , explicou.

Ela também apresentou programa destacando que todos os municípios do Rio Grande do Norte estão incluídos desde que Estado assinou termo de cooperação com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). “Para que a gente possa participar do PARFOR é necessário um acordo de cooperação entre a CAPES e a secretaria estadual de educação. Isso já inclui todos os municípios nesse regime de cooperação. A UERN assinou o termo de adesão que foi renovado em 2011 até 2014”, acrescentou.

Além da professora Maisa Clari, também participaram das discussões, coordenadores dos cursos do PARFOR do CAMEAM Jailson Santos (Letras/Espanhol); Ana Cláudia Albuquerque (Ciências Biológicas); Napoleão Diógenes (Educação Física); Alexandre Nader (Música) e Jacimária Fonseca (Geografia). Também estiveram no evento Antonia Francimar, diretora do Campus de Pau dos Ferros do IFRN; o chefe do Departamento de Ciências Sociais e Política do Campus Central da UERN José Glebson Vieira e a professora Silvana Santiago do Departamento de Filosofia.

O professor interessado deve fazer a inscrição no site  http://freire.mec.gov.br/. O período de pré-inscrição está aberto até o dia 8 de abril. O CAMEAM está oferecendo licenciaturas em Ciências Sociais, Filosofia, Música e Pedagogia. Também estão sendo oferecidos cursos de segunda licenciatura em Geografia e Letras com habilitação em Língua Espanhola.