Seminário de Transparência e Controle Social apresenta relatórios da ouvidoria e do controle interno

Representantes da equipe gestora, diretores de unidades acadêmica, professores e técnicos-administrativos participaram do I Seminário de Transparência e Controle Social da Uern. O evento foi realizado na manhã desta quinta-feira, 12, pela Unidade de Controle Interno (UCI), Ouvidoria e pela Assessoria de Governança e Transparência da Universidade.

A reitora Cicília Maia enfatizou a importância de fortalecer as ações de transparência no âmbito da Universidade. “Nos últimos meses, tivemos conquistas históricas para a nossa Universidade, como a autonomia financeira e a aprovação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários. Com isso, aumentou ainda mais nosso compromisso de fortalecer a política e os mecanismos de transparência e controle social. A sociedade quer e precisa saber o que estamos fazendo para o desenvolvimento das comunidades. A transparência no serviço público é nossa obrigação”, frisa.

Durante o encontro, a ouvidora da Uern, Séphora Edith, apresentou o Relatório de Ouvidoria 2021. O documento contém informações sobre as principais demandas que chegam à Ouvidoria, além de orientações sobre os canais de contato com o órgão. De acordo com Séphora Edith, a ouvidoria atende demandas tanto da comunidade acadêmica quanto com o público externo.

Também foi publicizado o Relatório de Controle Interno sobre a Fuern-Exercício 2021, feito pelo presidente da Unidade de Controle Interno da Uern (UCI), Jônatas Andrade. Ele destacou a importância deste momento para a Universidade. “Quando falamos em transparência, além da divulgação, precisamos pensar na qualidade da informação. E eventos como este nos ajudam a otimizar ainda mais a divulgação do que está sendo feito, melhorando o acesso à informação”, diz.

Após a apresentação dos relatórios, o professor Sérgio Luiz Pedrosa Silva, do departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas (Facem), ministrou a palestra “Controle Social na Uern”.

Para a assessora de Governança e Transparência da Universidade, Jéssica Figueiredo, o encontro traz informações dos relatórios da Ouvidoria e do controle interno importantes para o encaminhamento das ações desenvolvidas em todos os setores. “Os dados fazem com que a gente reflita sobre o trabalho que já fazemos e como podemos melhorar ainda mais”, declara.

O seminário é o primeiro de uma série de atividades que visam potencializar as ações de transparência na Universidade. Entre essas ações, está a mudança na periodicidade do Jouern, que passará a ser diário.

O Jouern foi criado em julho de 2018, com o objetivo de ampliar a transparência dos atos administrativos na Universidade, com periodicidade quinzenal. Em julho de 2020, o jornal oficial passou a ser semanal e agora será publicado diariamente.

“Precisamos levar essas ações de transparência e controle para toda a Universidade. Só teremos uma governança melhor, se tivermos essa máquina funcionando em todo serviço. É preciso compromisso de todos e todas, de forma coletiva”, afirmou a reitora Cicília Maia na conclusão do seminário.