Semana do Meio Ambiente segue até sexta-feira no Campus de Pau dos Ferros

Texto: Vanessa Ellen – estagiária de Jornalismo

A Uern Pau dos Ferros promove, até sexta-feira, 10, a Semana do Meio Ambiente, com o tema “Um momento para refletir e repensar nossas práticas”. Durante a abertura do evento, que aconteceu na última terça-feira, 7, o professor Agassiel de Medeiros Alves fez a apresentação da programação da semana, além do Projeto Nosso Campus Sustentável, que prevê a adoção de ações em prol do meio ambiente.

A programação do evento conta com Plantio de mudas, Feira de produtos da agricultura familiar, palestra sobre as feiras agroecológicas do Oeste Potiguar, além da mesa-redonda sobre a educação ambiental, com a participação do diretor do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), César Oliveira, e do secretário Municipal do Desenvolvimento Rural, José Arimatea Lopes.

A Semana do Meio Ambiente é uma das iniciativas do projeto Nosso Campus Sustentável, que tem como objetivo organizar grupos de trabalho para desenvolver ações de desenvolvimento sustentável que contribuam com a agenda 2030.

“A nossa proposta é trabalhar junto com a Universidade na aplicação da agenda 2030. Dos 17 pontos destacados na Agenda 2030, a gente já vem cumprindo e temos a capacidade de cumprir efetivamente 12 deles”, observa o diretor, destacando que a ideia é ampliar ainda mais o trabalho no setor afim de alcançar todos os pontos da meta de desenvolvimento sustentável.

A reitora Cicília Maia enfatizou o papel da Universidade no compromisso de atuar junto à sociedade na conscientização de ações em prol do desenvolvimento sustentável. “A programação da Semana é muito importante porque traz a discussão do meio ambiente e sua preservação para todos os espaços da universidade”, enfatizou a reitora.

De acordo com a assessora de Governança da Transparência, Jéssica Figueiredo, a Uern vem desenvolvendo muitas ações, voltadas para a pauta da Agenda 2030, como o compromisso com o meio ambiente, a questão da equidade de gênero e da inclusão. “A ideia é fazer da semana do meio ambiente um projeto que envolve todos os campi da universidade”, comenta a assessora.