SECRETÁRIO DE PROGRAMAS E PROJETOS CULTURAIS DO MINC FALA SOBRE INVESTIMENTOS NA ÁREA

Esteve na manhã de hoje, 21, visitando o magnífico reitor Milton Marques de Medeiros, o secretário de Programas e Projetos Culturais do Ministério da Cultura, Célio Roberto Turino de Miranda, que foi recepcionado por professores, além do vice-reitor, dr. Aécio Cândido, o professor e presidente do Cepaarn, Antônio Capistrano e a Pró-Reitora de Extensão, Ana Morais.
Na oportunidade, Célio Turino destacou a importância de projetos que incentivem e potencializem o fazer cultural em todas as regiões do Brasil, que tenham projetos e iniciativas relevantes na área. O secretário também explicou sobre os Planos de Cultura e fez referências ao município quanto ao fazer literário na cidade. "Mossoró pode ser um Ponto de Cultura. Sei que aqui existe uma grande atividade literária e ela é uma referência, nesse sentido, para o Ministério da Cultura", reforçou.
Ele também esclareceu que a partir desse encontro poderá haver um "desencadeamento para a cidade quanto ao programa do Minc". "O Pontos de Cultura é um projeto que faz parte do Cultura Viva. Ele envolve a busca de um mapeamento da cultura brasileira. Entendemos cultura como um organismo vivo", destacou.
Atualmente, segundo o secretário, cada Ponto de Cultura recebe 180 mil reais, dependendo da necessidade. "Quem diz o que deve ser feito com o dinheiro é a sociedade. Hoje, temos 680 Pontos de Cultura em todo o Brasil", esclareceu.
No Rio Grande do Norte existem 13 deles, espalhados pelo Estado. Mossoró ainda não possui nenhum Ponto de Cultura, mas existem propostas, como a do Cepaarn. "Até agora só recebemos a proposta do Cepaarn, que estamos analisando. Mas em breve vamos também fazer a aplicação de editais estaduais, em parceria com os órgãos de cultura. O RN será o primeiro Estado a receber os editais dentro dessa perspectiva. Nesse sentido, mais 30 Pontos de Cultura serão abertos. O Governo do Estado está dando o seu apoio para que isso se concretize. Em breve, Crispiniano Neto, o presidente da Fundação José Augusto, anunciará formalmente", frisou.
Turino ainda ressaltou que além dos editais estaduais, existe a possibilidade de editais entre municípios de grande porte, como Mossoró. "A nossa idéia é fazer uma proposta para os municípios de grande porte. Mossoró pode ter uma rede de Pontos de Cultura. O importante é mudar essa idéia de política cultural como produção de eventos", criticou. E revelou que "não se pode melhorar a educação sem pensar na construção de cidades educadoras".

ACEU, PONTO DE CULTURA – Segundo a Pró-Reitora de Extensão da UERN, Ana Morais, existe o pensamento de que a Associação Cultural e Universitária (ACEU) também participe da seleção para ser, brevemente, um Ponto de Cultura. "Existe a pretensão da UERN em transformar o Aceu em Ponto de Cultura. Vamos participar do edital. Queremos transformar o Aceu numa espécie de Centro de Convenções", disse a Pró-Reitora.
O encontro na reitoria, pela manhã, foi programado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), a Fundação José Augusto e o Centro de Estudos e Pesquisas África-América do Rio Grande do Norte (CEPAARN).

ENTENDA O PONTOS DE CULTURA – O Pontos de Cultura é uma ação do Programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura. Ele articula todas as demais ação do Cultura Viva. Hoje o programa possui 680 pontos espalhados pelo País, com a perspectiva de que aumente para 900.
Cada ponto recebe 185 mil reais. Parte desse recurso (20 mil reais) é destinada para aquisição de equipamento multimídia: microcomputador, mini-estúdio para gravar CD, câmera digital, ilha de edição, dentre outros.
Desde a sua fundação, em 2004, o programa já recebeu um investimento de 90 milhões de reais, que foram injetados em 650 projetos.
Para este ano, segundo Célio Turino, 58 milhões estarão disponíveis para investimentos no projeto Pontos de Cultura.

AGENDA – A agenda do secretário terá continuidade às 16h, no plenário da Câmara Municipal de Mossoró, quando será ministrada a palestra "Políticas Culturais do Governo Federal: Teia Cultural, Pontos de Cultura, Cultura Viva". Às 18h, se reunirá com os produtores e grupos artísticos locais. Às 20h será palestrante do Seminário Novas Liberdades, organizado pela Prefeitura Municipal, no Teatro Dix-huit Rosado.

Mais informações:
3315 – 2115 ou através do site: www.cultura.gov.br