...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Revista Lampiar lança sua primeira edição

Fruto de um projeto de extensão marcado pelo protagonismo estudantil e pela proposta de uma formação discente plural e humana, a Revista Lampiar teve sua primeira edição publicada na noite desta segunda-feira (21), em evento realizado no Teatro Lauro Monte, no Centro de Mossoró.

Com o tema “Meu norte é o Nordeste”, a revista, feita em formato virtual, conta com 31 publicações, entre artigos, resenhas, colagem, fotografias, ilustrações, contos, crônicas e poesias.

Idealizado por estudantes da Faculdade de Direito (FAD), o projeto da revista foi instituído em fevereiro de 2021, sob coordenação dos professores Olavo Hamilton, Ana Mônica Ferreira e Veruska Sayonara de Góis.

O protagonismo dos estudantes ao longo da elaboração do projeto e concretização da revista foi um dos pontos mais ressaltados pelos participantes da cerimônia de lançamento.

“Cada ação que os nossos discentes realizam com esse protagonismo nos enche de orgulho”, destacou a reitora da Uern, professora Cicília Maia, citando iniciativas como a empresa júnior Apex e a associação atlética Rapina, também originadas na FAD.

“Nós precisamos de mais ações que fortaleçam o protagonismo estudantil e vocês estão dando exemplo na nossa Universidade. Então quero dizer que vocês não ‘se encaixotem’, que vocês voem alto, porque sei que vocês têm condições pra isso e muito mais”, enfatizou a reitora.

“O projeto Lampiar é feito por discentes para discentes. Seu grande produto, que é a revista Lampiar, segue esse mesmo propósito. É uma revista realizada pensada e formatada pelos estudantes, para o corpo discente. Fica muito claro para nós professores que o desenvolvimento intelectual e científico de alunos e alunas passa necessariamente pela liberdade que nós damos a esse corpo discente. Fico muito grato e lisonjeado de ser um coadjuvante nesse projeto em que os estudantes são protagonistas”, ilustrou o professor Olavo Hamilton, que é também o editor da publicação.

“Desde os primeiros passos, foram os estudantes que lideraram o projeto da Lampiar. A revista teve participação não só dos alunos da FAD, mas também de cursos como Publicidade e História. E isso contribuiu pra que a revista tivesse esse cunho de diversidade”, enfatizou a presidente do projeto, a aluna Lorena Maria, do Curso de Direito do Campus Central.

Também presente à cerimônia de lançamento, a professora Inessa Linhares, chefe do departamento do Curso de Direito, destacou também o fato de a revista ter sido produzida no período em que as atividades presenciais estavam suspensas, por conta da pandemia do coronavírus.

“Nós nos superamos nesse período, enquanto docentes e discentes, e hoje temos a prova viva dessa superação. Mesmo com cada um em seus lares, foi possível realizar um projeto como esse, uma revista com um nome muito especial, que remete à luz. Que a Lampiar seja luz para outros alunos, que possam protagonizar outros projetos”, frisou a professora.

A primeira edição da revista teve entre os objetivos exaltar as produções científicas e artísticas do Nordeste, fortalecendo a visibilidade da região em relação às produções acadêmicas nacionais.

As 31 publicações presentes no primeiro volume foram distribuídas entre três linhas de pesquisa: “Direitos Humanos e Sociais, Identidade e Diversidade”, “Pandemia, Saúde Mental e Inclusão” e “Direito Agrário, Política Ambiental e Urbanismo”.

A publicação completa pode ser acessada neste link.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support