...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Reitoria dialoga com representação docente sobre implantação do PCCR

A reitoria da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) recebeu na tarde desta segunda-feira (12) uma representação de docentes, através da Aduern – Associação dos Docentes da Uern para mais uma vez, dialogar sobre a implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR).

Na última semana, a reitoria enviou uma proposta para ser analisada pela categoria, no entanto, a assembleia foi encerrada antes da análise do documento, que antecipa a conclusão da implantação do plano para o ano de 2024, mantendo no entanto, o percentual de 5% já previsto para 2023.

Durante a reunião desta segunda-feira, os representantes dos docentes afirmaram que a antecipação da conclusão da implantação para 2024 já é uma conquista mas solicitaram um maior percentual para o próximo ano.

A reitora Cicília Maia enalteceu a aprovação do plano docente, que proporciona segurança jurídica para as conquistas e direitos dos servidores. Ela reconheceu que a defasagem salarial dos docentes é de mais de uma década e afirmou que dentro do atual quadro de implantação da autonomia financeira da Uern, não é possível ter uma recomposição em um espaço de tempo tão curto.

A reitora também relembrou que a implantação dos planos de cargos está diretamente alinhada com os percentuais da autonomia financeira, e que a pactuação para sua aprovação contou com a participação da reitoria, Aduern e Governo do Estado.

“Eu quero muito que a Aduern possa colocar a proposta na mesa. Vamos continuar escutando sempre, mas hoje, o que é possível é o que nós colocamos para a categoria docente apreciar. Estamos dialogando para que a gente possa avançar, e sair desse momento. Concluindo esse compromisso, que a gente possa sentar e já começar a prever os próximos passos. Esse deve ser o grande objetivo de todos nós que estamos aqui.

Participaram da reunião, membros da diretoria da Aduern: Francisco Ramos; Gautier Falconieri; Silvana Santiago e Francisca Otília, além das docentes Rivânia Moura (Presidente da Andes) e Mirla Cisne. Também estiveram presentes, representando o Fórum de Diretores, a coordenadora Meyre Ester Barbosa e o docente Lima Júnior, e representando o Fórum de Chefes, a coordenadora Sirleyde Dias e o docente Renan Simões.

A proposta encaminhada por meio do Ofício nº 1072/2022-Uern traz os seguintes pontos:

1) Implantação, em 2023, da tabela do PCCR docente com aumento salarial de 5% no salário base, para todas as classes e todos os níveis;

2) Implantação, em 2024, da tabela 3, com elevação da titulação: 10% para a Classe I; 26% para a Classe II e 55% para a Classe III;

3) Antecipação da tabela 4, de 2025 para 2024, com aumento de 10% no salário base e reflexo nas titulações;

4) Assinatura de uma Carta Compromisso perante as categorias docentes e técnico administrativa para, a partir de 2025, construir uma campanha salarial, discutindo a reposição de perdas, dentro das condições garantidas pela autonomia financeira.

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support