Reitora em exercício e chefe de gabinete participam de Seminário da Abruem

A reitora em exercício Fátima Raquel Rosado Morais participou da abertura do seminário “Desafios do Ensino Remoto Emergencial na Educação Superior” realizado pela Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem).

O evento foi realizado de forma remota em parceria pela Universidade de Pernambuco (UPE).

O evento foi aberto pelo presidente da ABRUEM Rodrigo Bruno Zanin, reitor da Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT). Ele falou sobre a importância de se dividir experiências sobre os esforços para se adaptar ao contexto pandêmico. “A ideia de poder mostrar para toda nossa comunidade acadêmica os desafios que todos nós estamos enfrentando foi a motivação para esse seminário”, explicou.

A reitora em exercício avaliou o evento como uma iniciativa importante. “A importância desse seminário se caracteriza pela amplitude das discussões propostas pela ABRUEM para refletirmos acerca do ensino remoto nas diferentes esferas acadêmicas. Vivemos um momento diferente, que nos fez vivenciar um contexto de ação diversa do nosso comum, e as discussões, mostrando como as universidades se apropriaram desse novo formato, contribuirá de maneira inegável para refletirmos o nosso saber e fazer no contexto da pandemia que assola o nosso país e o mundo”, frisou.

A chefe de gabinete Cicilia Maia também comentou a respeito da importância do evento:

“É notório que a sociedade não estava preparada para uma pandemia e temos a convicção que somente a ciência permitirá que tenhamos menos danos. Daí a importância das IES, sobretudo as públicas, cada uma em seu contexto criando, adaptando, ressignificando suas ações e atividades na busca de sairmos dessa situação de pandemia. A temática do seminário da Abruem ‘Desafios do Ensino Remoto Emergencial na Educação Superior’ nos faz refletir e resgatar todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano de 2020 pelas Universidades sobretudo as públicas através de suas comunidades (estudantes, técnicos-administrativos, docentes e sociedade em geral). Na UERN, desde de 15 de março que nossos esforços coletivos vão no sentido de continuar com a formação de qualidade dos nossos estudantes; acolher nossa comunidade através de equipe multidisciplinar nos ajudando a compreender esse momento atípico; juntar as competências instaladas (pessoal e infraestrutura) e parcerias com outras IES para desenvolvimento de soluções (projetos de pesquisa e extensão) para o enfrentamento da COVID; disponibilização de diversas ações para a sociedade nas diversas áreas do saber, entre outras ações”.

O evento prossegue com a programação abaixo:

TEMA: Experiências de educação on-line no contexto da pandemia: a formação docente e o uso das tecnologias digitais em IES afiliadas à ABRUEM

Câmara de Graduação

Presidente: Reitor José Bites de Carvalho – Universidade do Estado da Bahia – UNEB

Integrantes:

Secretária: Dayse Lago de Miranda – UNEB

UNEB: Eliene Maria da Silva

UNEMAT: Alexandre Porto

UEMA: Fabíola Santana

UNESP: Gladis Massini-Cagliari

UNITAU: Angela Popovic Berbare

UDESC: Nerio Amboni