Reitora da Uern pede que educação seja uma das prioridades na destinação de emendas federais

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) participou, nesta sexta-feira (04), da reunião da bancada federal potiguar, no Centro de Convenções de Natal, para definir as emendas ao orçamento geral da união em 2023.

Em nome das instituições de ensino superior públicas do Rio Grande do Norte, a reitora Cicília Maia defendeu que a educação esteja entre as prioridades da destinação das emendas e reforçou a importância das universidades enquanto equipamentos estratégicos para mitigar os efeitos da pandemia, e contribuir para o desenvolvimento econômico e social.

“As universidades desempenham um papel determinante para o fim da pandemia. A humanidade foi testemunha da importância da ciência para a preservação da vida. E é por isso que precisamos valorizar cada vez mais a educação. Os efeitos da pandemia ainda não se apresentaram em sua totalidade, e somente através da educação, da ciência, poderemos mitigar os danos causados”, afirmou a reitora Cicília Maia.

Ainda em sua fala aos deputados, deputadas, senadores e senadora, a reitora apresentou o alcance da Uern, presente em todas as regiões do Estado, através de seus seis campi, localizados em Natal, Mossoró, Assú, Pau dos Ferros, Patu e Caicó.

Ela reforçou o papel estratégico da Uern no desenvolvimento do Rio Grande do Norte e apresentou como pleitos da Universidade, o compromisso dos parlamentares com a defesa da manutenção dos empenhos dos convênios já firmados por meio da emenda de bancada de 2019, e a destinação de recursos para aquisição de equipamentos de informática e de climatização dos ambientes para os seis campi da Uern.

“Solicitamos o apoio dos deputados e senadores do RN junto ao FNDE e STN no acompanhamento para superar os entraves na tramitação de nossos processos, que tiveram início ainda em 2019, além da manutenção dos empenhos para aprovação dos projetos e posterior execução pela FUERN. Investir na Uern é investir na melhoria de vida das pessoas, pois é um investimento que retorna à sociedade, mostrando que esta é uma iniciativa que dá frutos”, afirmou a reitora.

Estiveram presentes à reunião, o deputado Benes Leocádio, coordenador da bancada federal, a deputada Natália Bonavides, o deputado Beto Rosado, a senadora Zenaide Maia e o deputado Styvenson Valentim. Os demais deputados, assim como o senador Jean Prates, enviaram representantes.

As reitoras e reitores das quatro instituições de ensino superior públicas do Rio Grande do Norte também estiveram presentes. Além da reitora da Uern, professora Cicília Maia, a reitora da Ufersa, Ludmila Oliveira; o reitor da UFRN, Daniel Diniz e o reitor do IFRN, José Arnóbio, apresentaram suas solicitações à bancada federal, e reforçaram a fala da reitora Cicília Maia no sentido da valorização da ciência, da educação e da vida.