...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Projetos LEFREIRE e Teatro Imagem na Sala de Aula desenvolvem ações no CEJA

Os projetos de extensão LEFREIRE e Teatro Imagem na Sala de Aula, da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FE/Uern), concluiu o primeiro ciclo de atividades com docentes e discentes do Centro de Educação de Jovens e Adultos Alfredo Simonetti (CEJA). As ações vêm sendo desenvolvidas desde setembro e têm como objetivo estimular novos processos de reflexão e ensino-aprendizagem.

De acordo com a prof. Me. Maria Cleonice Soares, coordenadora do Lefreire, a intenção dos projetos é fomentar a formação de docentes e discentes de ambas as instituições, aproximando a universidade e a escola no sentido de uma formação horizontal, a partir dos estudos de Paulo Freire e Augusto Boal.

“Nos encontros são discutidos princípios de uma educação libertadora e emancipatória, colocando em diálogo a realidade dos estudantes do CEJA e com eles/elas produzindo conhecimentos que potencializam seu processo de alfabetização crítica”, informa a professora.

O professor Hélio Júnior Rocha de Lima, coordenador do Teatro Imagem na sala de Aula, situa que as atividades articulam ações que problematizam a realidade dos estudantes que são motivados a discutir as opressões vivenciadas no seu cotidiano e, a partir dessas discussões, podem pensar maneiras de enfrentamento destas em um processo de ação-reflexão-ação.

As ações dos projetos envolvem estudantes da graduação em pedagogia, pós-graduação, docentes da Uern e da rede básica de ensino, além de egressos e comunidade escolar do CEJA. A proposta é ampliar a atuação da extensão universitária na promoção da formação inicial e permanente de professores e estudantes.

As atividades dos projetos Lefreire e Teatro Imagem na sala de Aula retomam nos meses de fevereiro e março de 2023. Além dos referidos projetos, também serão desenvolvidas ações do Projeto de Extensão Práticas de Leitura e Escrita na Escola.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support