Projeto “Som e Música em tempos de pandemia” terá participação de professor da UERN

Texto: Lilia Santana – estagiária de Jornalismo

O isolamento social devido ao novo coronavírus fez com que muitos setores da sociedade precisassem se reinventar. Um deles, o setor cultural, tem a expectativa de ser um dos últimos a retornar ao normal.

Festivais de música, festas, shows e qualquer tipo de evento presencial que envolva música estão impedidos de ocorrer para que se evite aglomerações. Enquanto isso, surgem novas formas de compartilhar experiências musicais: multiplicam-se as lives em redes sociais; varandas de apartamento viram palcos voltados às janelas vizinhas; playlists têm picos de acesso devido ao aumento de pessoas reclusas em seus domicílios.

Com todas essas mudanças, pesquisadores brasileiros de Música e Comunicação, oferecem o seminário gratuito “Som e Música em tempos de Pandemia”. Serão três mesas de debate on-line, onde será discutido o cenário atual da música neste período de distanciamento social.

O evento ocorrerá em três segundas-feiras seguidas – nos dias 8, 15 e 22 de junho –, das 17h à 18h30. O acesso será pela plataforma on-line do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Os participantes podem se inscrever através do formulário online. Para receber o certificado é necessário estar presente em pelo menos dois dos três encontros.

Prof. Tobias Queiroz, do Decom/UERN, é um dos organizadores

O professor Dr. Tobias Queiroz, do Departamento de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (DECOM/UERN), é um dos organizadores do evento. Ele também irá moderar uma das mesas redondas.

Segundo o pesquisador, o evento tem, entre outras, a importância das universidades mostrarem em tempos de pandemia e dificuldades as mobilizações que estão sendo feitas em prol da sociedade.

“Estamos nos organizando – são várias instituições – para discutir a questão da música, o som e a sociedade. A música como entretenimento, com papel fundamental nas nossas vidas, e também estamos observando como vai se comportar outros elementos da cadeia da indústria da música no que se refere à economia, empregos, sustentabilidade”, comentou.

A programação completa pode ser acessada AQUI.