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Projeto “Professor Autor” seleciona trabalhos de duas mestrandas do Profletras da UERN de Assú

As professoras Jamille Carvalho Rocha e Jannayna Maria Nobre Sombra, alunas do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), do Campus Avançado de Assú, tiveram seus trabalhos selecionados na etapa final do Edital 2018 do projeto “Professor Autor: Fazendo História… Trocando Figurinhas”, promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza (CE).

Os trabalhos têm como tema “Oficinas de letramento: desenvolvendo práticas de leitura e de escrita a partir de uma obra literária”, de autoria de Jamille Carvalho, e “Semeando práticas de (multi) letramento – revitalização da horta escolar”, de Jannayna Sombra.

As publicações foram selecionadas como experiências exitosas fomentadoras da melhoria da aprendizagem em sala de aula da rede pública municipal de ensino de Fortaleza.

Os trabalhos são produtos das atividades da disciplina Alfabetização e Letramento, ministrada no PROFLETRAS pela professora Marlúcia Barros.

O projeto “Professor Autor: Fazendo História…Trocando Figurinhas” tem por objetivo reconhecer o desempenho docente comprometido com o sucesso dos educandos.

A iniciativa busca também criar uma linha editorial com a Coleção “Magistério Municipal de Fortaleza em Destaque”, para socialização das práticas de sala de aula que contribuem para a melhoria dos indicadores educacionais.

Como objetivos específicos, o projeto almeja incentivar, no magistério municipal de Fortaleza, a cultura da produção de relatos de experiências docentes bem sucedidas no tocante ao desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes.

Para Jamille Rocha, o PROFLETRAS foi fundamental para a sua conquista e para enriquecer o trabalho desempenhado nas salas de aula. “Esse mestrado tem me proporcionado melhorar a prática em sala de aula e contribuir para o processo ensino-aprendizagem produtivo da linguagem no qual a leitura e a escrita são vistas como práticas úteis dentro e fora do contexto escolar”, salienta.

Já Jannayna Sombra destaca a importância do professor não ficar sempre na mesma metodologia, pois as pessoas têm formas diferentes de aprender. “As oficinas de letramento proporcionaram compreender o uso da escrita para agir no mundo, para resolver as problemáticas da escola. A revitalização da horta possibilitou compreender que a escrita serve a um propósito e permite a construção da cidadania”, frisa.

Os trabalhos selecionados foram expostos no Salão Outubro Docente, dentro da programação do Mês do Professor, da Prefeitura de Fortaleza, com a exposição dos pôsteres e apresentação oral dos trabalhos.

A premiação também contempla a publicação de um livro contendo os textos das práticas apresentadas, que integrará a Coleção “Magistério Municipal de Fortaleza em Destaque”. O lançamento do livro está previsto para o mês de dezembro como culminância do ano letivo de 2018.

Texto de Alderi Dantas

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