PROJETO JUVENTUDE CIDADÃ ENCERRA MÓDULO NESTE SÁBADO

O Projeto Juventude Cidadã, executado pelo Departamento de Apoio à Inclusão (Dain) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) encerra neste sábado (dia 26) o módulo “Necessidades Especiais: O despertar do jovem cidadão para a convivência na diversidade”, o terceiro de 2007. O projeto é coordenado pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade. O evento de encerramento acontece a partir das 9h, no ginásio do Campus Central, em Mossoró.

De acordo com a professora Maria Vera Lúcia Fernandes Lopes, diretora do Dain, estarão reunidos no ginásio do Campus os 76 alunos participantes do projeto, além de representantes da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), do Centro de Apoio às Pessoas com Deficiência, do Centro de Apoio ao Surdo (CAS) e da Associação dos Deficientes Físicos de Mossoró. Após a abertura do evento, haverá uma palestra com o tema “O jovem e sua inserção no mercado de trabalho” e em seguida cada entidade convidada fará uma apresentação de suas ações ao público presente.

O projeto Juventude Cidadã tem como finalidade a formação de jovens com consciência social e sabedores do seu papel diante da sociedade e como eles podem agir como vetor do desenvolvimento e incentivo à inclusão social. Segundo a professora Vera Lúcia, o curso tem 200 horas/aula e é direcionado aos jovens acima dos 14 anos.

Durante o encerramento do módulo, cada grupo de alunos apresentou o resultado de seus trabalhos, como numa espécie de “Feira de Ciências”.  O projeto Juventude Cidadã é fruto de uma parceria entre o Ministério da Justiça, o Governo do Estado, a Secretaria de Trabalho e Ação Social (Sethas) e a Uern.

Informações: professora Maria Vera Lúcia Fernandes Lopes, diretora do Dain

AGECOM / UERN