...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Projeto de Pesquisa promove palestra sobre mobilidade urbana, para estudantes de Direito e Turismo

O Projeto de Pesquisa Direito, Políticas Públicas e Ética no Desenvolvimento Urbano, coordenado pelo Prof. Me. Carlos Sérgio Gurgel, do curso de Direito do Campus de Natal, realizou nessa segunda (26) seu primeiro evento.

O I Seminário de Direito e Políticas Públicas Urbanas levou, ao mini auditório do CaN, o arquiteto e urbanista, especialista em Gestão de Trânsito, Walter Pedro, secretário adjunto da STTU (Secretaria de Transportes Urbanos de Natal), para ministrar a palestra “Projeto de Mobilidade Urbana em Natal, com ênfase na Zona Norte”. Participaram alunos de Direito e também de Turismo, através do trabalho da Profa. Dra. Silvana Praxedes de Paiva Gurgel, que é membro do projeto de pesquisa.

O Prof. Carlos Sergio apontou que o objetivo do projeto de pesquisa é discutir as principais temáticas relacionadas ao desenvolvimento urbano. “Da mobilidade urbana depende a concretização de inúmeros direitos, como o direito de ir e vir e o acesso aos bens e serviços públicos. É uma temática muito discutida atualmente em todo Brasil. Em Natal, essa discussão é mais que válida, pois a cidade está cheia de obras, e nós queremos saber que obras são essas e como elas estão inseridas no projeto de desenvolvimento para a Zona Norte, onde a UERN está localizada”, explicou. “A participação da Profa. Silvana agrega o curso de Turismo ao projeto, já que existe uma relação estreita entre mobilidade urbana e políticas de turismo”, acrescentou.

“A mobilidade urbana é considerada hoje um problema de saúde publica, devido ao impacto negativo que pode ter na vida das pessoas, se mal planejada. Julgo importante inciativas como esta, pois é bom que o máximo de pessoas tenha o entendimento da importância da mobilidade para uma cidade, bem como para a garantia dos direitos civis e das garantias constitucionais, referentes à mobilidade. Fiquei feliz por ter sido convidado a vir aqui, expor, para os estudantes da UERN em Natal, o que a prefeitura está fazendo nessa área”, registrou o palestrante.

Ainda sem datas definidas, o “Projeto de Pesquisa Direito, Políticas Públicas e Ética no Desenvolvimento Urbano” fará outros eventos sobre várias temáticas. Entre os próximos assuntos a serem abordados está o impacto do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante na Zona Norte de Natal.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support