Projeto de extensão de Odontologia em Caicó orienta sobre cuidados com coronavírus

O projeto de extensão “Vivenciando Educação em Saúde Bucal na Estratégia Saúde da Família (ESF)”, do curso de Odontologia do Campus Avançado de Caicó, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), está desenvolvendo ações virtuais de orientação e prevenção à COVID-19. A iniciativa é desenvolvida por meio de parceria entre a Universidade e as Equipes de ESF de Caicó.

De acordo com a Profª Drª Samara Carollyne Mafra Soares, coordenadora da ação, o projeto de extensão atua há mais de um ano levando ações de saúde e educação às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Caicó. Em tempos de pandemia da COVID-19, a equipe passou a desenvolver as atividades de forma virtual, através da sua página no Instagram: @saudebucalnaesf.

São produzidos materiais educativos, cartazes virtuais e vídeos. As orientações também são compartilhadas em grupos de WhatsApp com profissionais de saúde do município. “Todo o material que vem sendo desenvolvido é elaborado com base e referencial teórico de artigos, e/ou informações oficiais dos órgãos como OMS, MS, OPAS, ANVISA, e é exaustivamente discutido em grupo do WhatsApp, onde estão todos os alunos envolvidos e quatro docentes do curso”, informa a professora Samara Soares.

Atualmente, 14 alunos estão participando do projeto. “E contamos com auxílio de Nicole Melo,dentista na UBS/ESF de Caicó, e nossa ex-aluna”, diz a coordenadora. Além da professora Samara Soares, estão envolvidas no projeto, as professoras doutoras Daniela Mendes da Veiga Pessoa, Gilmara Celli Maia de Almeida e Jamile Marinho Bezerra de Oliveira Moura.

Além das ações virtuais, os alunos e professores estão escrevendo dois artigos sobre a experiência do projeto e uma revisão bibliográfica sobre as ações de enfrentamento à COVID-19.

Para a estudante Helaynne Diniz Faria, integrante do projeto, a ação tem proporcionado experiências ímpares para os alunos envolvidos desde o momento de sua idealização. “Por meio dele, temos a oportunidade de pôr em prática todo o assunto teórico visto em sala de aula, além da interação entre o ensino-serviço-comunidade que nos capacita para vida profissional e aprimora nossos conhecimentos para posterior inserção no serviço de saúde”, declara.

Ela destaca que a equipe do projeto tem recebido um bom feedback da comunidade. “Muitos cidadãos têm relatado que os materiais são esclarecedores e de linguagem acessível. Acredito que o grande objetivo e importância do nosso projeto para a comunidade seja não só de promover saúde e prevenir doenças e agravos, mas sim de fazer com que a comunidade se torne protagonista do seu próprio saber. Além de reafirmar nosso papel enquanto discentes e docentes de IES e, também, como cidadãos no enfrentamento dessa pandemia”, finaliza.