Projeto da Uern facilita o ensino remoto em escolas públicas

O processo de ensino-aprendizagem fazendo uso das tecnologias ao longo da pandemia da Covid-19 se mostra desafiante para toda a comunidade escolar. Através de um projeto do Departamento de Informática, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) tem ajudado escolas públicas da zona urbana e rural de Mossoró a amenizar as dificuldades, ampliar o acesso aos equipamentos e motivar alunos, pais e professores para o ensino remoto.

O Programa de Apoio ao Uso de Novas Tecnologias na Educação (ANTENA) surgiu em 2018 como um projeto de extensão do Departamento de Informática da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (FANAT), Campus Central.

Contempla atualmente as escolas estaduais Cônego Estevam Dantas (bairro Alto da Conceição), Luiz Dantas Cavalcanti (Redenção) e Abolição IV (bairro homônimo) e as escolas municipais Elias Salem (Alagoinha) e Antônio Mendonça (Sítio Coqueiro). Participam 98 crianças, sendo 34 das comunidades rurais.

A baixa participação dos alunos nas aulas virtuais, o mal uso das tecnologias na aprendizagem, a falta de rotinas de estudos, as dificuldades de adaptação ao remoto e de acesso aos equipamentos ensejaram a busca por mudança de realidade.

Foi aí que a Uern entrou, através do Antena, para provocar uma mudança de pensamento da forma como as pessoas encaram o ensino remoto, levando uma metodologia dinâmica e criativa para que os alunos tomem para si a responsabilidade e reflexão sobre esse momento tão desafiador e possam perceber que a única forma de garantir o direito ao ensino são as aulas remotas.

Desde então foram realizados encontros e atividades virtuais com os estudantes e comunidade escolar. O Among Us, um jogo para dispositivos móveis, foi utilizado fazendo uma metáfora do enredo do game com a realidade das crianças. Serviu de base para uma palestra de sensibilização de pais e responsáveis e para uma oficina de montagem com material reaproveitável, que todos têm em casa, para construir o personagem.

A partir daí os alunos fizeram projetos e os melhores foram premiados com cestas básicas, fone de ouvido, mouse, teclado, chips e suportes para celular, fruto de doações de empresas. Com o dinheiro arrecado entre os docentes da Uern e das escolas, foram comprados um celular, mochilas com o tema do game, cesta básica e fones de ouvido.

Resultante da campanha de doação de equipamentos digitais realizada pela Uern no ano passado, a premiação para os alunos foi incrementada com dois notebooks e uma impressora multifuncional.

Professor Sebastião Emídio entregando premiação ao aluno Breno Saldanha

Breno Saldanha Alves, do 3º ano da Escola Municipal Elias Salem, adorou fazer, com a ajuda dos pais, um robô que anda utilizando o material que encontrou em casa.

“Construindo esse brinquedo, eu vi que as pessoas conseguirão construir muitas coisas além de brinquedos na sua casa, para não comprar, fazer com papelão, garrafa pet. Eu amei essas aulas de construir brinquedos, as aulas on-line que participei, ganhei um celular”, comentou.

Arioneide Saldanha de Oliveira Silva, mãe de Breno, acha cansativas as aulas remotas, mas não reclama, pois é o futuro do seu filho que está em jogo. “É muito bom estar presente. A gente tem que dar um jeito, tirar um tempo para o nosso filho e ele sempre está precisando da gente. E eu faço com maior carinho, com maior amor. A gente estuda pra aprender e ensinar a eles. Eu dou o melhor de mim pra ele não ficar com dúvida, porque eu sei que quando ele voltar pras aulas presenciais, se eu não fizer o que eu estou fazendo, eu vou prejudicar ele”, ressalta.

A mãe de João Pedro, do 4º ano da mesma instituição, Francinaide de Andrade Fonseca, agradeceu pelo ótimo aprendizado que o filho obteve a partir do projeto.

“Meu filho ficou muito feliz em ter participado, não só pelo prêmio, mas também pelos desafios que teve, em especial na engenhosidade, que foi o que despertou muita curiosidade nele e foi aí que ele conseguiu seu objetivo de ser um dos ganhadores. Teve o meu incentivo, o do pai e do tio, que gosta de novos desafios. Muito obrigado a todos vocês que proporcionaram essa primeira conquista dele. Que venham novos projetos e desafios pra ele participar”, relatou orgulhosa.

João Pedro confeccionou um liquidificador a partir de uma latinha de refrigerante

“Com esse projeto eu aprendi novas coisas, eu vi as coisas dos colegas. Eu gostei dos professores e eles me ensinaram muitas coisas que eu não sabia e agora eu sei”, disse João Pedro.

Para a diretora das escolas Elias Salem e Antônio Mendonça, a aproximação da Uern com as escolas, unindo teoria e prática, é fundamental no sentido de abrir a mente dos pais para o reconhecimento da tecnologia e sua importância na formação dos alunos.

“Muito importante poder contar com uma instituição a nível de universidade, que valorize nossas atividades diárias, que parecem mínimas, mas que fazem a diferença na formação dos cidadãos, pois lá, na universidade, estão profissionais que um dia pisaram o chão da escola. Com essa parceria os pais podem observar e constatar a seriedade do nosso trabalho, o compromisso com seus filhos e pode [a parceria] até mesmo fazer com que eles valorizem o ensino remoto”, analisou Lucivânia Torquato.

Um dos idealizadores do Antena, professor Dr. Sebastião Emídio Alves Filho, acredita que a Uern tem muito a contribuir com a educação básica no RN e que isso é possível através do diálogo para promoção de ações de extensão como esta.

“Atividades lúdicas atraem os alunos para as atividades da escola e despertam a curiosidade e a criatividade das crianças. Na apresentação dos projetos, toda a equipe ficou surpresa com a dedicação e qualidade dos trabalhos, desde os mais simples até os mais engenhosos. Existe um grande potencial a ser explorado nos alunos da escola pública, e ações assim incentivam que isso aflore e desperte o melhor tanto neles, como em nós”, relatou.