Projeto Cetáceos da Costa Branca treina equipe da Prefeitura de Areia Branca para Atendimento Emergencial de Grandes Cetáceos

O Projeto Cetáceos da Costa Branca, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PCCB-UERN), iniciou nesta semana o treinamento no Atendimento Emergencial de Grandes Cetáceos para equipe da Prefeitura Municipal de Areia Branca – RN.

Na ocasião, pesquisadores do projeto e representantes das gerências municipais do Meio Ambiente, Turismo, Transportes e Segurança participaram das discussões sobre ações e condutas a serem executadas em casos de encalhe desses animais, entre os quais estão as baleias.

No segundo semestre ocorre a migração de baleias, principalmente as Jubartes, de regiões antárticas para áreas tropicais. O litoral do Rio Grande do Norte possui um histórico de encalhes desses animais todos os anos. Um animal adulto dessa espécie pode atingir 16 metros de comprimento e pesar até 40 toneladas.

Devido ao grande porte desses animais, os encalhes sempre se configuram como operações bastante complexas, mesmo em caso de filhotes.

Espera-se que até o final do ano, um Plano de Ação seja elaborado para que todas as atividades desenvolvidas, desde ações socioambientais para a conservação, treinamentos e simulados, possam ser compiladas em um único documento que sirva de referência para situações de emergência com encalhes destes animais.

Areia Branca foi cenário de encalhes de grandes cetáceos, como uma baleia Jubarte em 2011 e um encalhe em massa de 30 golfinhos da espécie “falsas orcas” em 2013. A ação do Projeto nestes dois casos foi bastante exitosa e contou com o valioso apoio da Prefeitura, Polícia Militar, Marinha do Brasil e da comunidade, devolvendo animais à natureza.

“A nossa expectativa é que o Plano de Ação seja compartilhado e adaptado para todos os municípios litorâneos do Rio Grande do Norte, criando assim uma rede de atendimentos a encalhes de grandes cetáceos e outros animais marinhos, fortemente integrada e capacitada, que elevaria de forma considerável a efetividade das políticas de conservação da megafauna marinha ocorrente na costa potiguar”, afirma o coordenador geral do PCCB-UERN e docente do curso de Turismo do Campus Natal da UERN, Prof. Dr. Flávio Lima.

O treinamento, divulgação e envolvimento socioambiental das comunidades do litoral são ações previstas no convênio firmado entre a PETROBRAS, FUNCITERN e FUERN para a execução do PROJETO DE PESQUISA COM MONITORAMENTO DOS ENCALHES DE BIOTA MARINHA EM PRAIAS DO LITORAL POTIGUAR- RIO GRANDE DO NORTE (PMP-BP). O PMP-BP é uma iniciativa desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento federal conduzido pelo IBAMA, das atividades de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia Potiguar-RN.