Professores e pesquisadores da Uern têm trabalho premiado em congresso internacional

Trabalho de professores e pesquisadores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) teve destaque e foi premiado no Congresso Internacional e Seminário Nacional do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). O evento ocorreu entre os dias 9 e 11 de novembro, no Rio de Janeiro.

O trabalho intitulado “Processo de Inclusão no Cinema: Narrativas (Auto)Biográficas de um Surdo na Cidade de Mossoró/RN” foi um dos 14 projetos premiados pela comissão avaliadora. O projeto é de autoria da Profª Drª Ana Lúcia Oliveira Aguiar e dos pesquisadores Adriano Pinheiro de Andrade Santos e Lucivanda Braga Lima.

Esta é a segunda vez que um trabalho de estudiosos da Uern é premiado no congresso internacional. De acordo com a professora Ana Lúcia Aguiar, titular da Diretoria de Ações Inclusivas (DAIN), a premiação no Congresso expressa a concentração de esforços pela qualidade desenvolvidos pela Universidade, no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão.

“A Uern vem desenvolvendo ações que miram a consolidação de sua política inclusiva, marcada pelo acesso e permanência de estudantes com deficiência, a quebra de barreiras atitudinais, procedimentais e conceituais e a promoção da acessibilidade, bem como a discussão da diversidade e, através de suas ações inclusivas”, declara a professora.

Ela destaca que esta é a terceira vez que a Dain participa do Congresso Internacional e Seminário Nacional de Educação de Surdos (INES), pois entende a relevância da soma com espaços de reafirmação dos benefícios, das vitórias e os desafios vivenciados pela comunidade surda. “Além disso, o Congresso é um espaço para fomentar a articulação de redes de pesquisa/formação/experiências entre instituições educativas que certamente trarão frutos para toda a sociedade e fortalecimento como instituições inclusivas e includentes”, finaliza.