Professores e estudantes do Campus de Assú têm artigo aceito em revista Qualis B2

Professores e estudante do Campus Avançado de Assú, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), tiveram um artigo aceito para publicação na Revista de Administração (RAU), da Universidade Metodista de Piracicaba -SP (Unimep). O periódico possui conceito B2 na avaliação Qualis da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Conforme o Prof. Me. Willy Farias Albuquerque, do curso de Economia, o artigo intitulado “Empreendedorismo, crescimento econômico e desemprego: um estudo empírico no Estado do Rio Grande do Norte” é proveniente da monografia da estudante Glória Juliane da Costa Ramos, da qual ele foi orientador, com a colaboração de docentes que compunham a banca de avaliação. Além do referido professor e da aluna, assinam a publicação os professores mestres Hérica Gabriela Rodrigues de Araújo Ribeiro e José Antônio Nunes de Souza.

O artigo analisa o efeito da taxa de crescimento econômico e desemprego sobre a taxa de empreendedorismo no Estado do Rio Grande do Norte, tendo por base a hipótese de que existe uma relação positiva entre os índices, sendo essas relações determinadas por oportunidade e necessidade, respectivamente. A metodologia empregada é de caráter quali-quantitativo e exploratório. Por meio de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a respeito dos 167 municípios do estado, empregou-se o modelo de regressão múltipla (método utilizado para estudar a relação entre uma variável resposta e várias variáveis independentes e quantificar seus efeitos), por meio do software estatístico.

Os resultados encontrados apontam que há uma relação positiva entre o empreendedorismo, crescimento econômico e o desemprego no RN, ou seja, “a atividade empreendedora no Estado pode ser explicada por elevações nas taxas de crescimento econômico e desemprego, a partir das motivações: oportunidade e necessidade”, explica o professor. Segundo ele, o estudo tem como objetivo mensurar, ou explicar o que acontece com o empreendedorismo e como ele se manifesta, se por necessidade ou por oportunidade.

“O que percebemos com esse trabalho é que quando ocorre uma elevação da atividade econômica, então existe uma tendência ao surgimento de empreendedores por oportunidade, que normalmente são pessoas, que já possuem algum nível de renda e empreendem para fazer uma complementação. Por outro lado, quando o indivíduo se encontra desempregado, sem renda, existe uma tendência ao empreendedorismo por necessidade, ou seja, temos um indivíduo que empreende, sem muito planejamento, que necessita num curtíssimo prazo aferir algum nível de renda para o seu sustento e de sua família”, observa.

Willy Farias Albuquerque informa que esse estudo é um primeiro de outros que serão desenvolvidos, no intuito de aprimorar o conhecimento com relação a estas questões que influenciam o empreendedorismo e por conseguinte a atividade econômica.