Professores e alunos de Química iniciam a distribuição do sabão líquido produzido nas oficinas formativas

Professores e alunos do curso de Química, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), iniciam nesta sexta-feira, 15 de maio, o cronograma de distribuição do sabão líquido para instituições de saúde e comunidades carentes.

Esse produto foi fruto das Oficinas Formativas desenvolvidas pelos professores do Departamento de Química para alunos da graduação e da pós-graduação. Os produtos gerados serão distribuídos para unidades de saúde es entidades carentes. Todas as medidas de segurança no combate à transmissão do Covid-19, tanto na produção como na distribuição do produto, estão sendo respeitadas pelas equipes de voluntários.

Com o monitoramento dos professores, foram produzidos 500 litros de sabão líquido nos laboratórios do Campus Central. Esse sabão deve ser utilizado para limpeza de superfícies e ambientes. Foram selecionadas nove instituições a serem beneficiadas com a doação. Algumas, como explica a professora Anne Gabriella, solicitaram o produto por meio de ofício.

A professora Danyelle Medeiros foi uma das responsáveis por ensinar e acompanhar alunos de graduação e de pós-graduação na fabricação do sabão líquido. “Pude ver que, mesmo com o psicológico de muitos ainda abalado devido à perda de dois professores/amigos do Departamento de Química, nós estávamos felizes por compartilhar o conhecimento químico com os alunos e por poder ajudar no combate ao Covid-19 na cidade de Mossoró. De forma geral estamos muito satisfeitos em poder ajudar a população mais carente de e ao mesmo tempo transmitir conhecimentos práticos”, ressaltou Danyelle Medeiros.

Professores e alunos de Química durante oficinas formativas

A terceira etapa do projeto de extensão compreende a produção de uma solução sanitizante que tem como objetivo principal atender as Unidades de Saúde. “As equipes estão fazendo os testes e vão distribuir o produto concentrado para as Unidades de Saúde”, explicou Anne Gabriella ressaltando que esse produto é recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), com vários estudos que comprovam sua eficiência.

Além da doação, existe o caráter educativo. Para a terceira etapa está sendo produzido um panfleto informativo ensinando como usar a solução sanitizante e um pequeno vídeo para incentivar o uso do produto.

Vale ressaltar que esse projeto é fruto de uma parceria com a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e a Universidade Federal do Piauí (UFPI), que estão executando as mesmas ações. A primeira etapa do projeto constou da confecção de 740 máscaras de tecidos.