...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Professores e alunos da UERN Natal lançam E-book gratuito sobre alterações no Direito devido à pandemia da Covid-19

Já está disponível no Sistema Integrado de Bibliotecas Edições UERN o livro “Direito em tempos de Covid-19: debates e perspectivas”, produzido por professores e alunos do curso de Direito da UERN, Campus de Natal, e convidados, abordando alterações ocorridas no Direito, em tempos de Pandemia da COVID-19. O e-book é gratuito e também está disponível na Plataforma ISSUU.

A obra é uma compilação dos temas tratados nas Lives Direito UERN Natal, projeto de extensão idealizado pelo então coordenador do curso, Prof. Carlos Sérgio Gurgel, quando da suspensão das aulas presenciais, durante o período de quarentena da pandemia.

Os lives começaram em 08 de abril, tendo como primeiro colaborador o professor José Herval Sampaio Júnior, co-autor do livro, que dividiu a exposição do tema: “Adiamento das eleições municipais em face da pandemia? É possível? É necessário? Em que termos?” com o professor Daniel Monteiro (UFRN).

Juntamente com os professores Carlos Sérgio Gurgel da Silva e José Herval Sampaio Júnior, o projeto de extensão “Lives Direito UERN Natal” também tem como membro e co-autor do livro o Prof. Dr. Sérgio Alexandre de Moraes Braga Júnior, que teve a ideia de transformar os conteúdos abordados no E-book, além da participação dos discentes extensionistas voluntários Érick Jônatas Silva Freire, Evelinny Alves de Oliveira, Karla de Souza Leal, Joelma dos Santos Faustino e Maria Rita Bezerra da Silva.

“As pesquisas que subsidiaram a publicação serão um grande estímulo ao aprendizado e a compreensão da dinâmica jurídica, revelando o aspecto de que o Direito é um fato social em transformação. Ficamos alegres ao ver nossos discentes despertando o interesse pela pesquisa e pela publicação, tão caros à ciência jurídica”, festeja o Prof. Carlos Sérgio.

A primeira edição do livro traz nove dos quase 30 temas já abordados nas lives, fazendo um link direto ou indireto com a problemática da Covid-19, e assim divididos:

Capítulo 1: Impactos da covid-19 no Direito do Consumidor
Colaboração: Dijosete veríssimo da Costa Júnior

Capítulo 2: Covid 19 e seus reflexos no Direito Econômico
Colaboração: Sérgio alexandre de Moraes Braga Júnior e Maria Rita Bezerra da Silva

Capítulo 3: Covid-19 e seus Impactos na Política Ambiental: Reflexões e Respostas da Secretaria Municipal de Meio Ambiente Urbanismo De Natal (Semurb)
Colaboração: Carlos Sérgio Gurgel da Silva, Thiago de Paula Nunes Mesquita e Maria Rita Bezerra da Silva

Capítulo 4: Covid-19 e seus reflexos sobre o direito à saúde
Colaboração: Valéria Maria Lacerda Rocha e Evelinny Alves de Oliveira

Capítulo 5: Micro e Pequeno Empreendedor e as medidas fiscais de urgência
Colaboração: Marlusa Ferreira Dias Xavier e Maria Rita Bezerra da Silva

Capítulo 6: Covid-19 e seus impactos sobre o direito e políticas internacionais
Colaboração: Claudomiro Batista de Oliveira Júnior, Joelma dos Santos Faustino

Capítulo 7: Impactos da Covid- 19 nas relações de trabalho no Brasil: Enfrentamento Através Das Mp Nº 927/2020, Mp Nº 936/2020 E Lei Nº 13982/2020
Colaboração: Marcelo Roberto Silva Dos Santos

Capítulo 8: Pandemia e Previdência Social no Brasil: algumas considerações
Colaboração: Glauber de Lucena Cordeiro, Sulamita Escarião Nóbrega e Maria Rira Bezerra da Silva

Capítulo 9: Eleições em tempos de pandemia: algumas indagações e reflexões sobre a temática dissociada da polarização e dos interesses não republicanos
Colaboração: Jose Herval Sampaio Júnior e Karla de Souza Leal.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support