...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Professores do Mestrado em Geografia publicam artigo em livro internacional

Os professores Wendson Medeiros e Rosa Lopes, do mestrado em Geografia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), participaram da coletânea Tourism Risks: Crisis and Recovery Management, organizada pelo professor Marco Valeri, da Universidade de Niccolò Cusano, na Itália. A coletânea é composta por 18 capítulos, sendo um deles de autoria dos professores da Uern, intitulado “Territorial Dynamics and Environmental Risks in the Costa Branca Coast, Northeastern Brazil” (Dinâmica Territorial e Riscos Ambientais no Litoral da Costa Branca, Nordeste do Brasil).

No capítulo, os pesquisadores tratam da dinâmica territorial recente nos municípios de Areia Branca, Grossos e Tibau, como forma de conhecer esta dinâmica e contribuir para um processo de planejamento e ordenamento do território no Polo Costa Branca de Turismo, de modo a promover um modelo de desenvolvimento turístico sustentável e resiliente a crises decorrentes da atuação de riscos ambientais.

O professor Wendson Medeiros, que vem trabalhando a temática dos riscos no litoral da Costa Branca desde a sua pesquisa de doutorado, realizada na Universidade de Coimbra, em Portugal, destaca que o conhecimento dos riscos no território que se encontra em processo de planejamento para implementação e consolidação da atividade turística é de grande importância, visto que ainda é possível trabalhar em ações preventivas, tornando o território mais resiliente aos desastres naturais e ambientais a partir de um ordenamento territorial adequado.

O professor, que é lotado no Departamento de Gestão Ambiental, ressalta que o tema dos riscos relacionados à atividade turística é urgente e os desastres ocorridos recentemente em áreas turísticas, como a queda de blocos da falésia na praia de Pipa, o desmoronamento em Capitólio-MG, bem como as enchentes no Nordeste do Brasil e no Rio de Janeiro, todos causando prejuízos e mortes de pessoas, demonstram essa importância.

No caso da Costa Branca, boa parte dos municípios possuem suscetibilidade a algum tipo de risco, os quais precisam ser estudados e levados em consideração no processo de uso e ocupação do solo. Por exemplo, a erosão costeira já tem provocado alguns estragos em vários municípios costeiros, inclusive ameaçando ocupações humanas e descaracterizando atrativos turísticos, como tem ocorrido no caso da Pedra do Chapéu, em Tibau.

Para professora Rosa Rodrigues, lotada no departamento de Turismo, que vem realizando estudos e atividades de extensão universitária no âmbito do Polo Costa Branca, além de representar a Uern no Conselho do Polo, os três municípios compõem, de forma bastante representativa, essa região turística, formatada para fins de planejamento e gestão e detêm importante potencial turístico que sinaliza para um processo muito desejado de interiorização dessa atividade no contexto do Rio Grande Norte.

Contudo, destaca a professora, esse potencial é sustentado por atrativos naturais bastante susceptíveis, o que requer um olhar atento e disciplinado direcionado à atividade turística e ressalta a necessidade dessa discussão no contexto da governança local e regional.

O livro foi lançado no dia 31 de março pela Editora Emerald Publishing e reúne trabalhos de pesquisadores de dez países diferentes. A versão em e-book se encontra disponível em diversas plataformas digitais, podendo ser acessado neste link.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support