Professora recuperada da Covid-19 alerta para a importância do distanciamento social

Há uma semana, uma história de superação viralizou nas redes sociais. Em fotografias e vídeos, a imagem da professora Lúcia Helena Medeiros da Cunha Tavares grata ao receber alta hospitalar, após 23 dias internada com a Covid-19.

Lotada na Faculdade de Letras e Artes, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FALA/UERN), Lúcia Helena conta que dos 23 dias em que permaneceu no hospital, 10 foram na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPCL/UERN), a Dra. Lúcia Helena é egressa da UERN e trabalha na Universidade desde o ano 2000, tendo sido efetivada em 2002.

No programa de rádio semanal da UERN – Canal Aberto – que foi ao ar nesta sexta-feira (17), na FM 105, a professora Lúcia Helena compartilhou sua história de superação.

Abaixo, a transcrição da mensagem de Lúcia Helena:

“É muito importante que se tenha consciência de que a Covid não é uma gripe, não é uma virose comum. É uma doença devastadora para algumas pessoas mais vulneráveis. A doença avança rapidamente no organismo e regride de forma muito lenta. Nesse período, cada pequena vitória é significativa para se chegar à cura. Por isso, o isolamento social é tão importante, porque muitas pessoas que serão ou foram tocadas pelo vírus passarão por isso de forma tranquila, com sintomas leves, outras serão assintomáticas. Mas também, muitas pessoas, como eu, chegarão ao estado mais grave da doença.

Então, se você puder, fique em casa, se proteja, proteja quem você ama, proteja seus idosos, proteja os profissionais da saúde, que estão lá todos os dias nessa batalha. Siga todas as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Hoje, tendo vencido essa batalha, eu posso dizer que gratidão é a palavra que me define, sou grata a Deus, ao médico que me acompanhou com tanta dedicação, aos enfermeiros, aos técnicos de enfermagem, e toda equipe do Hospital Wilson Rosado. A todos e a todas que oraram por minha saúde. Não há palavras que definam esse mix de sentimentos que se tem com uma vitória alcançada.

A gente espera que um período como esse, seja também um momento de reflexão; que as autoridades direcionem um olhar mais atento à ciência, às pesquisas e às universidades, porque é onde encontrarão as respostas e se farão as descobertas para o combate a um vírus como este. Gostaria de finalizar declarando todo o meu respeito e admiração aos profissionais da saúde, que enfrentam a batalha todos os dias, cuidando do outro, se dedicando a salvar vidas.

Que todos nós tenhamos a cada dia mais força, fé e coragem para enfrentar essa pandemia. E a sociedade faça também a sua parte, evite aglomerações, fique em casa!” – Lúcia Helena Medeiros da Cunha Tavares.