...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Professor da Uern organiza dossiê sobre Paulo Freire com artigo de Henry Giroux

O professor Dr. Samuel Penteado Urban, docente do Programa de Pós-graduação em Educação e do Departamento de Educação do Campus Avançado de Patu da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), organizou o dossiê “Paulo Freire para além dos 100 anos: construir utopias, transformar a realidade”, na “Revista Ensino, Saúde e Ambiente” (Qualis A).

A organização do material contou ainda com a participação de Inny Aciolly (UFF), Celso Sánchez (UNIRIO), Bruno Monteiro (UFRJ), Luiza Oliveira (UFF), Maria Bernadete Pinto dos Santos (UFF), Maylta Brandão dos Anjos (UFF) e Rose Latini (UFF).

“O dossiê objetiva celebrar os 100 anos de Paulo Freire e para além desses 100 anos, visto que o legado freireano pulsa nas veias daqueles que se indignam e se dispõem a lutar por um mundo mais humano, justo, solidário e amoroso. Pois assim como no momento em que surgiram as primeiras experiências educacionais de Paulo Freire, o tempo presente exige respostas dos educadores comprometidos com as classes populares e em luta contra todas as formas de opressão. Mais do que nunca, é urgente denunciar a barbárie, a crueldade, a injustiça, a negação do amor e da vida, e anunciar inéditos-viáveis para reconstruir utopias de transformação radical da realidade”, defendeu o professor Samuel Penteado.

Dentre as contribuições internacionais, destaca-se Donaldo Macedo (University of Massachusetts Boston), Antero Benedito da Silva (Universidade Nacional de Timor Lorosa’e) e Henry Armand Giroux (McMaster University).

Cabe destacar que o dossiê ainda prestou uma homenagem à bell hooks por meio da “Carta das organizadoras e dos organizadores do dossiê ‘Paulo Freire para além dos 100 anos: construir utopias, transformar a realidade’ – quando encontramos bell hooks…”

O dossiê pode ser acessado AQUI.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support