Uern inicia descentralização da entrega de diplomas nos campi

A Universidade do Eatado do Rio Grande do Norte (Uern), através de sua Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg/Uern), realizou nesta quinta-feira, 24, a entrega dos diplomas dos graduados nos cursos de Letras, Pedagogia, Matemática e Contábeis da Uern em Patu. Na ocasião, também foi entregue no Campus os livros de recebimento dos diplomas.

De acordo com a responsável pelo setor de Diplomas da Diretoria de Registro e Controle Acadêmico (Dirca), Drielly Costa, a entrega dos diplomas no Campus de origem dos graduados tem o objetivo de oferecer mais comodidade aos egressos, que não terão a necessidade de se deslocar ao Campus Central, em Mossoró, para receberem o certificado. Ademais, com a disponibilização dos livros de recebimento de diploma no Campus, os graduandos que venham a concluir seus cursos nos próximos semestres poderão assinar o livro na própria unidade, no dia e horário de sua preferência.

Desde 2014, a Uern entrega os diplomas aos graduados no ato da colação de grau. “No entanto, devido à pandemia, em 2020, as colações estão acontecendo de forma virtual e os alunos precisam pegar o certificado posteriormente. Com a disponibilização dos diplomas e livro nos Campi, os egressos não precisarão ir até Mossoró”, comenta Drielly Costa.

A ação de entrega de diplomas e livro iniciou pela Uern em Patu, e a previsão é se estender aos demais campi da Universidade. “É uma forma de descentralizar a entrega dos diplomas, ao mesmo tempo em que visa facilitar o recebimento para os egressos”, pondera.

O egresso do curso de Letras, Gercivan de Oliveira, apoiou a iniciativa. Ele que mora em Rafael Godeiro, cidade há 14km de Patu, afirma que é uma facilidade muito grande poder pegar o certificado no Campus. “É muito bom, pois não precisei ir até Mossoró para pegar meu diploma”, diz.

A diretora da Uern em Patu, Cláudia Tomé, declara que assim como Gercivan de Oliveira, a grande maioria dos alunos do Campus é de cidades circunvizinhas. “A descentralização facilita para o egresso pegar o seu diploma, pois não precisa percorrer uma distância ainda maior até o Campus Central. Essa facilidade contribui para uma maior agilidade no recebimento dos certificados”, diz.

Texto de Adriana Morais