Prae lança assistente virtual para tirar dúvidas sobre os programas de assistência estudantil

Filha de Seu Paulo e Dona Zila, Samy é natural do município de Rafael Fernandes e aluna do Curso de Pedagogia da Uern Pau dos Ferros. Aos 21 anos, é mãe de Teresa, de três anos de idade, que diversas vezes a acompanha na sala de aula, por não ter outra pessoa com quem possa ficar.

Além de ser a primeira pessoa da família a ingressar no ensino superior, Samy é também pioneira em uma outra atividade: É a primeira aluna virtual da Uern, criada para auxiliar estudantes que tenham dúvidas sobre os diversos programas oferecidos pela Universidade ligados à assistência estudantil.

A assistente virtual foi desenvolvida pelo aluno do Curso de Ciência da Computação do Campus Central Emidio Lopes, que viu na criação de Samy uma oportunidade tanto de auxiliar a comunidade acadêmica quanto de praticar e aprimorar os conhecimentos e técnicas desenvolvidos na graduação.

“Sempre fui muito interessado na área de inteligência artificial e essa foi uma oportunidade de ouro pra mim, porque os projetos que desenvolvi antes tiveram um escopo menor. Esta foi minha primeira oportunidade em um projeto que vai atingir um número de pessoas. Foi uma experiência que me fez repensar sobre as formas como eu desenvolvia um software, o que me fez crescer pessoalmente também”, destaca Emidio.

Após a ideia de criar a aluna virtual, o estudante apresentou o projeto ao professor Isaac Oliveira, do Curso de Ciência da Computação, que levou a ideia à Pró-Reitoria de Assistência Estudantil, para que a assistente fosse criada.

“Trata-se de uma iniciativa que pregamos em nossas atividades, que é unir a teoria e a prática, principalmente na solução de problemas. Neste caso, entendendo a demanda de atendimentos da Prae, analisamos a possibilidade de desenvolver um atendimento virtual através de um bot, favorecendo uma ampliação no atendimento como diminuindo a sobrecarga a equipe da pró-reitoria. Assim, além de trazer o aluno para dentro de um problema real, também foi possível inseri-lo no processo de planejamento, desenvolvimento e validação de uma solução proposta como um produto final e como parte do trabalho de diplomação”, ressalta o professor.

A aluna virtual foi apresentada oficialmente, na manhã desta segunda-feira (7), pelo pró-reitor de Assuntos Estudantis, Erison Natécio, durante o lançamento do primeiro edital do Auxílio-Creche.

“A Samy é inspirada nas nossas alunas mães e vai ser a assistente virtual que vai ajudar os estudantes no dia a dia, com as dúvidas sobre os nossos programas”, destacou Erison.

A aluna virtual já está disponível, respondendo, neste primeiro momento, a questionamentos sobre o auxílio-creche, e pode ser acionada através do Telegram (SamyPRAE_bot) e do chat do e-mail institucional dos estudantes.