Prae e Ouvidoria promovem “Dia D” com estudantes sobre impactos da autonomia financeira na Uern

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) e a Ouvidoria, ambas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), promovem, a partir das 15h desta sexta-feira (10), um encontro com estudantes sobre os impactos do projeto de autonomia financeira.

Denominado “Dia D” de esclarecimentos da proposta à comunidade discente, o momento ocorre de maneira remota por meio da plataforma Google Meet. Acesse o link AQUI.

De acordo com Erison Natécio, titular da Prae, a histórica pauta da autonomia se construiu por meio do esforço de todos os segmentos integrantes da Universidade, dos docentes, dos técnicos-administrativos e também dos estudantes, daí a importância do encontro.

“Levar esse assunto ao segmento estudantil é também uma forma de dar transparência à tramitação do projeto, além de se constituir, sobretudo, como um momento em que se poderá prestar esclarecimentos e tirar dúvidas sobre as implicações da autonomia financeira na política de assistência estudantil e no cotidiano dos alunos”, explicou o pró-reitor.

Considerado fundamental para a Uern, o projeto de autonomia financeira encontra-se em trâmite na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

Na semana passada, também houve encontros remotos com diversos setores universitários para tratar do assunto.

Conforme a proposta, o orçamento anual da Universidade tomará por base a receita líquida de impostos estabelecidos pelo Poder Executivo estadual, por ocasião da elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), sendo previsto para a Universidade 2,31% do orçamento do Estado para o ano de 2022; 2,50% para 2023; 2,98% para 2024 e 3,08% a partir de 2025.