...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

PPgF convida comunidade acadêmica para defesa de dissertação

Texto: Lídia Paulino – Estagiária de Jornalismo e Adriana Morais

O Programa de Pós-Graduação em Física (PPgF), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), convida a comunidade acadêmica para a defesa de dissertação de Anderson Alves Gurgel, com o título “Estudos das Fases Magnéticas em Filmes Finos de Térbio via Medidas de Histerese Térmica”. A defesa será nesta quinta-feira, 15 de dezembro, às 9h30, no Auditório do PRODEPE-FANAT, no Campus Mossoró.

A banca é composta pelo orientador Vamberto Dias de Mello, o professor Rodolfo Bezerra Da Silva (Uern), avaliador interno; e Francisco César de Medeiros Filho (Ufesa), avaliador externo.

O trabalho aborda o estudo teórico dos efeitos de campo magnético, temperatura e tamanho nas fases magnéticas nos filmes finos da terra rara Térbio (Tb).

O método teórico utilizado para se obter as fases magnéticas dos filmes finos de Tb leva em consideração as contribuições das energias de troca, energia de anisotropia, energia Zeeman e a térmica, que são calculadas através de um modelo de campo efetivo autoconsistente.

O estudo revelou que além das fases magnéticas já observadas para o Tb no volume, os filmes de Tb devido à competição entre as energias envolvidas (Troca, Anisotropia, Zeeman e Térmica) e os efeitos de tamanho e superfície, produzem uma variedade de diferentes fases magnéticas.

A pesquisa aponta que para filmes de Tb com baixa espessura, apenas as fases ferromagnética e paramagnética foram observadas. Para os filmes de Tb com espessuras intermediárias, foram encontradas novas fases. E para filmes muito espessos foram reproduzidas as fases magnéticas de volume.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support