...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Paulo Lopo Saraiva destaca desafios da advocacia em palestra na UERN

Conhecimento, compromisso, ética e coragem. São esses os atributos essenciais ao exercício da advocacia, segundo pontuou o advogado pós-doutor Paulo Lopo Saraiva em palestra realizada na noite desta quinta-feira, 12, para estudantes e professores de Direito da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). O evento lotou o auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (Fafic), do Campus Central.

Em uma conversa leve, descontraída e inspiradora, o professor potiguar, referência em Direito Constitucional, abordou os desafios dos advogados na defesa dos direitos fundamentais e da dignidade da pessoa humana. Para Saraiva, é imprescindível para o profissional do Direito conhecer seu papel no judiciário e sempre ter como fim a justiça social.

Nessa visão de formação técnica e humana do profissional, o curso de Direito da UERN tem sido protagonista na região, conforme Paulo Lopo Saraiva. “Este curso é um dos mais qualificados do Brasil”, enalteceu. Ele relembrou, com orgulho, da sua luta pelo reconhecimento do curso de Direito. “Já enfrentei muitas lutas a favor do curso de Direito, e por isso recebi o título de Doutor Honoris Causa. Esse título pra mim é o que mais me honra, porque o de pós-doutor eu consegui pelo meu estudo, já esse (Doutor Honoris Causa) eu conquistei pela confiança do povo mossoroense”, declara.

Para o diretor da FAD, professor Me. Lauro Gurgel de Brito, a palestra do pós-doutor Paulo Lopo Saraiva serve de inspiração para os estudantes. “Ele é um professor experiente, emotivo e entusiasta. Isso é importante para estimular os alunos que estão ingressando a se apaixonarem pelo curso, e para os alunos que estão concluindo, Paulo Lopo Saraiva traz incentivo e conselhos para os advogados iniciantes”, avalia.

Lançamento de Livro


Após a palestra, foi lançado o livro “O Direito em Verbo: Paulo Lopo Saraiva, uma biografia”, organizado pelo estudante da FAD/UERN, Nathan Figueiredo. O título conta a história do jurista e traz fatos marcantes de sua trajetória, como a luta pelo curso de Direito, atuação na época da Ditadura, defesas em tribunal do Juri. “Nathan fez uma biografia que me emocionou”, descreve o advogado, exaltando o trabalho do estudante da UERN.

A biografia é fruto de um projeto idealizado pelo advogado e professor Marcos Araújo, desenvolvido através do Centro de Estudos Jurídicos Juxta Legem (Cejuxta). Conforme Araújo, o objetivo do livro é destacar o quanto de valia teve Paulo Lopo Saraiva, sua luta pela Faculdade de Direito, destacar sua história e sua importância na difusão do saber.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support