...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Onda de incêndios criminosos é lembrada em Colação de Grau da UERN em Natal

A colação de grau do Campus Avançado de Natal (CAN), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), foi celebrada, nesta terça-feira, 3, com pedidos de paz e reconhecimento de que a educação é o melhor caminho de formação do cidadão. “Estamos combatendo a violência e os desequilíbrios sociais com o que há de mais primoroso, que é a educação”, afirmou o reitor Pedro Fernandes.

Colação Natal 02-08-16 (58) Colação Natal 02-08-16 (60)

No discurso para os 54 formandos do Campus de Natal e Núcleos Avançados de Educação Superior (NAES) de Nova Cruz, Santa Cruz e Touros, o reitor adiantou que em meio ao clima de apreensão com a onda de incêndios criminosos no Estado, houve quem sugerisse o adiamento da solenidade de colação de grau. “Não poderíamos conceber esse adiamento. Primeiro, pelo respeito e expectativa aos formandos e familiares e, também, pela obrigação que a UERN tem de mostrar à sociedade o lado do bem”, pontuou.

Lembrando que o Campus Universitário fica vizinho ao Complexo Penal Dr. João Chaves, na Zona Norte de Natal, Pedro Fernandes fez uma comparação entre os investimentos feitos na UERN para a formação profissional e no sistema prisional do Rio Grande do Norte na manutenção dos apenados. “Um aluno da UERN custa – eu digo custa porque é assim que muita gente pensa – R$ 800 reais por mês, enquanto que um preso é R$ 3 mil”, comparou, acrescentando que a sociedade potiguar deve se orgulhar e lutar pela UERN para que a Instituição possa continuar formando cidadãos e contribuindo significativamente com a educação básica do Estado.

A secretária estadual de Educação, Cláudia Santa Rosa, justificou a ausência do governador Robinson Faria em função da operação de combate aos incêndios na capital e interior do Estado e disse que os graduandos devem se orgulhar do diploma conquistado na UERN. Ela considerou o momento da colação muito significativo para as famílias e sociedade potiguar.

A Paraninfa das Turmas, Irene Van Den Berg, que é diretora do Complexo Cultural, recordou que a formatura marcou os 15 anos da criação do Campus de Natal. O CAN foi criado em 02 de agosto de 2001, tendo como primeiro curso Ciências da Religião.

No final da solenidade, o reitor voltou a fazer apelo pela retomada da paz no RN.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support