Oficina de produção de podcasts está com inscrições abertas

Estão abertas, até o dia 06 de abril, as inscrições para a oficina pedagógica “Usos e abusos do podcast”, que propõe ensinar as pessoas a produzirem seus próprios podcasts utilizando softwares livres e de código aberto. A iniciativa é do professor Carlos Torcato, em parceria com o graduando Edilson Galdino dos Santos Júnior, ambos do Departamento de História do Campus Central da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

O treinamento ocorrerá nos dias 07 e 08 de abril, às 14h, e a apresentação dos produtos finais ocorrerá no dia 29, no mesmo horário. As inscrições são gratuitas.

O docente explica que desde antes da pandemia trabalhava com a promoção da linguagem digital, com produção de vídeo, de áudio e até de infográficos com editor de imagens.

“Com a pandemia, a fluência digital se tornou uma necessidade, o que nos levou a ampliar o uso dessas linguagens na sala de aula. A oficina para produzir podcast tem o objetivo de aperfeiçoar a qualidade do material que a gente produz em aula, mas é aberta para qualquer um que queira aprender a manejar conteúdos orais no meio digital”, explicou Carlos Torcato.

A oficina será realizada em três partes, sendo a primeira com o professor Carlos, a segunda com Edilson e a terceira com ambos.

O estudante Edilson conta que teve a ideia de chamar o professor, pois o podcast é uma ótima ferramenta de ensino.

“Infelizmente a pandemia fez com que os educadores tivessem que se reinventar, tendo que abordar temáticas históricas no ambiente virtual que muitas vezes é limitado. O áudio, além de ser mais fácil de produzir, também é bastante fácil de ser compartilhado, já que é um material mais leve, sendo mais fácil para os alunos baixarem”, destacou.

A iniciativa faz parte das oficinas do Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica (NUDOPH) e dialoga com os debates realizados no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas (PPGCISH) e do Mestrado Profissional em História, como explica o professor.

“No mestrado em Ciências Humanas, ministro a disciplina de ‘Linguagens, Mídia e Poder’, e no mestrado profissional em História, a de ‘Tecnologias da Informação e Comunicação e Ensino de História’. A ideia da oficina é apresentar a parte técnica, o manejo dos programas, alinhada às discussões sobre o papel da tecnologia na nossa sociedade e no ensino”.

Mais informações através do e-mail carlostorcato@uern.br.