Mais de 500 estudantes da Uern farão a prova do Enade no dia 27

Mais de 520 estudantes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) devem se submeter ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) no próximo domingo, dia 27. Fabiana Aparecida de Souza Freire, do último período de Ciências Econômicas, e Nilton Filho, do 10° período de Direito, ambos do Campus Mossoró, estão preparados para fazer uma boa prova.

“Minha expectativa com a prova do Enade é ter um bom resultado da avaliação dos meus conhecimentos adquiridos ao longo do curso, pois acredito ter tido uma ótima formação, com professores capacitados e compromissados com o aprendizado de cada aluno”, destacou a discente.

Nilton Filho carrega um sentimento de responsabilidade ao realizar a prova, uma vez que o seu curso vem sendo bem avaliado nas últimas edições. “Minha expectativa para a prova é de fazer o possível para manter o mesmo nível que o curso carrega desde os últimos exames, como um modo de agradecimento por tudo que pude aprender de modo gratuito”, comentou.

Além dos cursos de Fabiana e Nilton, também serão avaliados os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Serviço Social, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Turismo.

Assim como no ano passado, Uern recepcionará estudantes na entrada da Ufersa

Os(as) estudantes da Uern farão as provas na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), em Mossoró. Nos demais municípios, os locais estão distribuídos da seguinte maneira: Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Ufrn), em Natal; Escola Estadual José Fernandes de Melo (Pau dos Ferros); Escola Municipal Raimundo Rocha (Patu); e Campus da Uern em Assú.

Como vem ocorrendo todos os anos, a equipe da Assessoria de Avaliação Institucional (AAI), juntamente com o grupo Enade (chefes de departamento acadêmico) e a gestão da Uern, organizarão um momento de acolhimento nos locais de prova, com distribuição de canetas, doces, mensagens de apoio.

“O objetivo é acolher os nossos estudantes, demonstrar o nosso apoio e a nossa confiança na sua formação, dar um abraço e desejar que façam uma excelente prova. Estamos todos juntos nessa importante etapa para a vida profissional de nossos futuros egressos”, comentou o professor Dr. Wendson Dantas, titular da AAI.

O Enade é um instrumento importante para avaliar a qualidade dos cursos de graduação de todo o país e atualmente é um componente curricular obrigatório para os discentes. Integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que tem como objetivo avaliar características essenciais de uma instituição de ensino superior, como ensino, pesquisa, infraestrutura, gestão, aprendizado dos alunos, corpo docente e responsabilidade social. Sendo assim, um bom desempenho no Exame agrega valor às Instituições de Ensino Superior que promovem uma educação de qualidade e contribuem para o desenvolvimento acadêmico do país.

Nas últimas edições, a Uern tem se destacado e melhorado os resultados. A expectativa do professor Wendson é que os resultados sejam cada vez melhores, haja vista o empenho de toda a comunidade acadêmica nesse processo.

Nilton Filho, do 10º período de Direito, espera fazer uma boa prova no dia 27

“Destaco o empenho dos cursos nos processos de reformulação e atualização dos projetos pedagógicos com foco em uma formação cidadã e profissional de excelência; e da gestão da Uern que vem atuando na melhoria das condições relacionadas à infraestrutura e no atendimento às demandas do processo de autoavaliação institucional conduzido pela Comissão Própria de Avaliação (CPA). Esse trabalho desenvolvido de forma sinérgica leva-nos a confiar em um resultado positivo que impactará toda a comunidade, vindo a culminar com uma melhoria no Índice Geral de Cursos (IGC) da nossa Uern, uma de nossas metas previstas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)”, detalhou o assessor de Avaliação Institucional.

A participação é obrigatória para estudantes ingressantes e concluintes habilitados de cursos de bacharelado e superiores de tecnologia vinculados às áreas de avaliação da edição. A situação de regularidade do estudante é registrada no histórico escolar.

O(a) inscrito(a) tem até o dia 26 de novembro para, obrigatoriamente, preencher o Questionário do Estudante no Sistema Enade. O instrumento é utilizado para compor o perfil do participante do exame e o contexto de seus processos formativos, relevantes para a compreensão dos resultados dos estudantes no exame, e para subsidiar os processos de avaliação de cursos de graduação e de instituições de educação superior. O preenchimento assegura a regularidade dos inscritos junto ao exame, assim como a realização da prova, no dia 27 de novembro.

Inscritos:
526 estudantes

Cursos que serão avaliados:
Ciências Econômicas
Ciências Contábeis